Prefeitura de Ilhabela instala sinalização turística na Praia dos Castelhanos



Postado em: 18/03/2014


Ilhabela - 18/03/2014 - Depois do trabalho realizado na Praia do Bonete, localizada no extremo sul de Ilhabela, chegou a vez da comunidade tradicional da Praia dos Castelhanos receber o projeto de sinalização turística. As placas já começaram a ser instaladas na praia e indicam os principais pontos turísticos, como a Cachoeira do Gato, Mirante, Sítio Arqueológico, Praia Mansa e o Canto da Lagoa, além de informações sobre restaurantes, camping, telefone público, entre outras. O acesso à Praia dos Castelhanos é feito por barco ou pela Estrada Parque, que corta a área do Parque Estadual de Ilhabela.
Não é por acaso que o turismo segue despontando como uma importante fonte de renda para moradores, que recebem os visitantes brasileiros e estrangeiros ao longo de todo o ano. Nesse sentido, a implantação da sinalização turística produzida pela Prefeitura de Ilhabela, buscou atingir vários objetivos relacionados ao oferecimento de informações, disponibilização de serviços e valorização dos potenciais de visitação.
A sinalização dos atrativos tanto na Praia do Bonete quanto na Praia dos Castelhanos faz parte de um projeto piloto que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura desde o ano passado.
“O projeto de sinalização constitui-se na primeira etapa de implantação de sinalização ecoturística que será levada para todas as demais comunidades tradicionais do arquipélago, valorizando em cada uma suas potencialidades turísticas, arqueológicas, históricas e culturais”, comenta o prefeito Toninho Colucci.
A sinalização também foi feita na área municipal das trilhas do Baepi, Veloso, Gato e Bonete. A trilha da Pancada d’Água, também conhecida como Três Tombos, por estar situada inteiramente em área municipal, recebe uma sinalização integral. As placas contemplam também o levantamento histórico e aspectos culturais de interesse local.
Segundo a turismóloga Daniela Marcondes, do setor de Projetos e Convênios da Prefeitura de Ilhabela, as placas de sinalização das comunidades têm informações em três idiomas (português, espanhol e inglês). A ação realizada pela Prefeitura na Praia dos Castelhanos, envolvendo a Secretaria de Turismo e Fomento, Secretaria da Cultura, Secretaria de Obras e o setor de Projetos e Convênios, teve apoio da Caiçara Turismo e Parque Estadual.



Últimas Notícias