Divulgação/PMSS

Escola Municipal da Topolândia inaugura galeria de arte



Postado em: 27/08/2018


Com o objetivo de proporcionar a alunos e comunidade o contato direto com a realidade artística, a Escola Municipal da Topolândia inaugurou a galeria de arte intitulada “Dr. Luciano Fragoso”, que aconteceu na última semana, com a presença dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento teve ainda apresentações musicais.

O projeto “Galeria de Arte na Sala de Aula” é de iniciativa do professor Emanuel Araújo com a artista plástica Bernadete de Lourdes da Silva, que contaram com o auxilio e apoio da equipe gestora, alunos da escola e de artistas da região. “A galeria pretende ser um espaço de encantamento, de diálogo permanente entre a comunidade escolar, a arte e os artistas.”, afirma o professor.

Segundo a diretora da unidade escolar, Maria Goretti Machado Rosa, “A escola está muito feliz com a aquisição, porque a gente acredita que a arte pode mudar vidas.”, ressalta a gestora.

Os trabalhos em exposição são obras produzidas por artistas das quatro cidades do Litoral Norte.

Dr. Luciano Fragoso

Nascido na cidade de Santo André, em 1947, o médico neurocirurgião Luciano Fragoso, em sua infância dividiu a paixão entre literatura e artes visuais, fazendo dos livros seus eternos companheiros.

Seu fascínio pelas artes plásticas se intensifica quando, ao passar férias com os tios Patrícia Galvão (Pagu) e Oswald de Andrade, se encanta com uma obra de Portinari na sala de visitas.

Na década de 80 muda-se para São Sebastião e passa a acompanhar a produção artística do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Não perdendo uma exposição ou salão, visita com frequência os ateliês apoiando e estimulando cada novo artista que conhece.

Considerado o maior colecionador do Litoral Norte, se identifica como um apreciador da arte.

Para Luciano, a dura e cruel realidade da existência humana encontra na arte seu contraponto, como um respiro, uma reinvenção do espaço-tempo, uma elevação a outra dimensão.



Últimas Notícias