João Lúcio, candidato a deputado estadual, quer a união da região por emprego e renda

Postado em: //

Litoral Norte-19/09/2014 - O advogado João Lúcio Teixeira, residente em Caraguatatuba e membro da ONG Olho Vivo, é candidato a deputado estadual pelo PROS. Desde 2008, mantém um blog com informações sobre diversos temas, tendo como princípio a defesa da cidadania e a expansão da consciência democrática. Quer usar sua experiência como secretário jurídico e vereador em São José dos Campos. O candidato busca a união das quatro cidades para a criação de um sistema de geração de emprego e renda.

Foto: Divulgação

Litoral Norte-19/09/2014 - O advogado João Lúcio Teixeira, residente em Caraguatatuba e membro da ONG Olho Vivo, é candidato a deputado estadual pelo PROS. Desde 2008, mantém um blog com informações sobre diversos temas, tendo como princípio a defesa da cidadania e a expansão da consciência democrática. Quer usar sua experiência como secretário jurídico e vereador em São José dos Campos. O candidato busca a união das quatro cidades para a criação de um sistema de geração de emprego e renda.

Confira a íntegra da entrevista.

RADAR LITORAL – Por que o sr. é candidato a deputado estadual?
JOÃO LÚCIO TEIXEIRA - Resolvi ser candidato a deputado por entender que depois de tanto estudar e praticar direito público, seria injusto guardar o conhecimento em qualquer gaveta distante do alcance das pessoas. Quero partilhar o que aprendi como secretário jurídico e vereador em São José dos Campos e membro da ONG Olho Vivo de Caraguá.

RL – Quais as suas prioridades para a região?
JOÃO LÚCIO -  Busca de um hospital regional, um aterro sanitário tecnicamente correto, e a união entre as quatro cidades do litoral para construção de um sistema de geração de emprego e renda.

RL – Como o sr. pretende atuar para minimizar os problemas das desapropriações devido às obras do contorno?
JOÃO LÚCIO - A construção do contorno é irreversível, mas as pessoas que são atingidas pelo projeto devem ser dignamente indenizadas. Nos casos de empresas que tenham que ser removidas, a indenização deve cobrir os lucros cessantes e o fundo de comércio.

RL – Como resolver o problema da travessia por balsas entre São Sebastião e Ilhabela?
JOÃO LÚCIO - Já passou da hora de se criar um sistema de transporte coletivo de pessoas nos moldes do que existe entre Rio e Niterói. O sistema deve ser independente do que há atualmente para travessia de veículos.

RL - Como pretende atuar para que a região tenha um hospital regional? 
JOÃO LÚCIO - O deputado não tem poderes para definir as prioridades do governo estadual, mas pode empreender ações que visem buscar essa prioridade. O governado do estado já disse que o hospital regional está nos seus planos para os próximos anos. Cabe aos deputados cobrar insistentemente o início das obras. O povo tem força e se for provocado, poderá ajudar na realização de atos que busquem a priorização. Pretendo estar constantemente atento. O hospital regional no Litoral Norte é extremamente necessário principalmente para o morador do município de Caraguatatuba que tem um sistema de saúde complicado, ineficiente e mal gerenciado. O local a ser instalado é o menos importante. O que importa é a região como um todo. É bom que não seja tão mal administrado como tem sido o AME.

RL – Qual a sua proposta para o Porto de São Sebastião? 
JOÃO LÚCIO - Uma vez construído o sistema viário que envolve a Rodovia do Tamoios, o porto precisa ter as suas atividades ampliadas, para atendimento às empresas que importam e exportam, ou mesmo para movimentação de carga destinada ao território nacional. As estradas já não dão conta do volume de carga e o custo do transporte rodoviário é alto. O porto pode ser a grande alternativa regional e o grande gerador de trabalho e renda para pessoas que vivem na região. 

RL - Hoje os municípios do Litoral Norte exportam o lixo produzido nas cidades. Qual a sua proposta para a destinação final do lixo da região?
JOÃO LÚCIO - Há que ser eliminado preconceito de que aterro sanitário seja nefasto ao meio ambiente. Técnicas modernas podem fazer do aterro e do sistema de coleta seletiva, com que o lixo seja olhado como fonte de renda. O Litoral Norte precisa construir o seu aterro e evitar a grandes despesas com transporte dos resíduos, até porque as cidades que hoje recebem o nosso lixo podem a qualquer momento não mais recebe-lo. O lixo precisa ser tratado com atenção porque ele é realidade.

RL – Ubatuba tem o único aeroporto da região. Como tornÁ-lo viável para o turismo?
JOÃO LÚCIO - Qualquer equipamento urbano que exija grandes investimentos, precisa ter a sua finalidade bem definida. A política de turismo do Litoral Norte não é bem definida. Cada cidade age a seu modo e Ubatuba é basicamente dominada pelo surf. Não vejo prioridade na construção do aeroporto a não ser que seja com investimentos privados.

RL – Como pretende se relacionar com as autoridades da região (prefeitos e vereadores)? 
JOÃO LÚCIO - É fundamental que sejam separadas as duas personalidades, a política e a pessoal. Deve prevalecer a boa relação institucional entre todos os ocupantes de cargos públicos. Quem está na atividade pública deve agir segundo o interesse público. Isso não vai me obrigar a ser amigo pessoal (redundância) de qualquer um. A relação pode ser apenas institucional e respeitosa, sem que sejam misturadas as personalidades. A busca é o bem coletivo.

RL – Como está trabalhando para obter os votos necessários para se eleger?
JOÃO LÚCIO - Uso a internet, a comunicação via tv e rádio, a distribuição de impressos contendo os meus dados, placas, adesivos e a ajuda importante de muitas pessoas que simpatizam com a nossa causa. Estamos ressuscitando a militância gratuita.

RL – A grande maioria dos candidatos da região, isso é histórico, tem como objetivo ser candidato a prefeito em sua cidade. O sr. pretende candidato a prefeito nas próximas eleições?
JOÃO LÚCIO - O destino do político deve ser desenhado pela sua aceitação popular e não pela sua vaidade. Se eu for eleito deputado, não deixarei o cargo para ser prefeito, mas se for bem votado e não for eleito deputado, nada impedirá de disputar a prefeitura da cidade que eu amo.

RL – Deixe uma mensagem para a população do Litoral Norte e por que os eleitores da região devem votar no senhor.
JOÃO LÚCIO - O voto é a arma mais importante do sistema democrático. O povo escolhe o governante, o que faz da democracia o melhor sistema político de que se tem conhecimento. Votar em pessoa errada é pagar pra sofrer. Cuida bem do teu voto, pra que, mais tarde, teus filhos e netos  te agradeçam.