Por Onde Andei



Andressa Rodrigues é jornalista e apaixonada por viagens. Sempre que pode, coloca a mochila nas costas e parte para um novo destino. O marido é seu grande companheiro de aventuras, mas ela também encara desafios sozinha. Fazer amigos de todo canto do mundo, treinar o inglês e colecionar boas histórias são suas realizações favoritas.

Curta o verão nos museus de Londres

Postado em: 29/07/2022

Andressa Rodrigues

Você deve estar acompanhando as notícias sobre a onda de calor incomum que os países da Europa estão enfrentando. Aqui no Reino Unido não é diferente; já há alguns dias, os termômetros batem recordes alcançando entre 38 e 40 graus. O que fazer e para onde ir com um calorão desse? Minha sugestão: museus! Apesar de estarem lotados ultimamente, pois é período de férias escolares, os museus em Londres são enormes e você consegue passar horas por lá, no ar condicionado, descobrindo coisas incríveis sobre história, geografia, arqueologia, cultura… enfim: um passeio em família repleto de curiosidades para todos os gostos.

Os principais museus londrinos são gratuitos. Se você buscar na internet sobre quais são os mais visitados, seguramente o British Museum deve aparecer em primeiro lugar. Não é à toa, porque ele é considerado um dos mais importantes do mundo devido à riqueza de seu acervo. Mas, particularmente, sou fã de três que ficam no bairro charmoso de South Kensington: Natural History Museum, Victoria & Albert Museum e Science Museum. Localizados bem próximos um dos outros, e com fácil acesso via transporte público, os três atraem milhares de pessoas diariamente. O prédio do Museu de História Natural por si só já é uma obra de arte! E do lado de dentro você se encanta com as quase 80 milhões de espécies de ciências naturais e da Terra, divididas em coleções como botânica, zoologia e paleontologia. Além das peças em exposição permanente, o museu também abriga exibições temporárias, como o esqueleto gigante de um dinossauro apelidado de Dippy que está atualmente por lá. É impressionante!

Já o Museu de Ciências é muito divertido e interativo. Entre peças originais e réplicas, dispostas por meio de jogos, vídeos e simuladores, você viaja pela história da humanidade explorando as mais incríveis criações e descobertas. É o preferido da criançada.

E por último, mas não menos importante, o meu favorito. Também com uma arquitetura interna e externa belíssima, o Victoria & Albert Museum (carinhosamente chamado de V&A) é o maior museu de arte aplicada, arte decorativa e design do mundo, reunindo uma coleção permanente de mais de dois milhões de objetos. As peças remontam a história dos países da Europa, América do Norte, Ásia e Norte da África. Lá você encontra acervos de cerâmica, prata, joalheria, móveis, objetos medievais, esculturas, gravuras… é de tirar o fôlego! Fundado em 1852, o espaço recebeu o nome da Rainha Victoria e do Príncipe Albert.

Além de museus, outro lugar que combina com o verão é 'praia'! A Inglaterra tem uma linda área costeira que vale a pena visitar. No próximo post vou apresentar a você a vibrante cidade de Brighton, que fica a pouco mais de uma hora de distância de Londres. Ah! Não esqueça de conferir mais fotos na página do Por Onde Andei no Facebook e Instagram (@ondeandei.por).

Até breve (ou como dizemos por aqui: "see you!").