JC Curtis/Fundacc

21º Festival do Camarão é atração neste final de semana em Caraguatatuba



Postado em: 11/07/2018


A 21ª edição do Festival do Camarão de Ilhabela, que começou na última quarta-feira (11),  acontece neste ano em dois finais de semana na Praça da Cultura, na Avenida da Praia, no Centro.

Outra novidade para este ano é que nas barracas comercializam batata frita e pastel de queijo, o que agrada as crianças e aqueles que não podem comer o crustáceo, mas gostam de prestigiar o festival. O evento ocorre de quarta-feira até domingo (15) e de 19 a 22 de julho.

A presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, ainda liberou mais duas barracas para serem usados pelos pescadores de peixe e camarão, elevando para 20 o total, além das duas de doce. "Queremos fazer uma festa grandiosa como Caraguatatuba merece e o Festival do Camarão já é atrativo que a cada ano vai se profissionalizando e agregando elementos à festa".

O evento é realizado em parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Esta festa visa a valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo. Tem, ainda, o propósito, de ser fonte de geração de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.

Das 20 barracas liberadas, 19 são destinadas exclusivamente a membros da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e uma a membros da Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba.

De acordo com a organização do evento, os pratos liberados para comercialização são porção de camarão pequeno, porção de camarão grande, espetos de camarões grandes e pequenos, porção de mandioca, porção de batata frita, porção de peixe frito, pastel de queijo, até dois pratos e dois salgados à base de camarão, previamente determinados e aprovados pela equipe organizadora.

Casa Caiçara

A Casa Caiçara, um dos grandes sucessos do Festival do Camarão, nesta edição tem 144 m², bem maior que no ano anterior que foi de 108 m².

A casa conta com telhado e paredes de pontalete de eucalipto, bambu verde trançado para segurar o barro nas paredes, pente de piaçava para a cobertura do telhado e cerca de 6m³ de barro amarelo para revestimento e acabamento. As portas e janelas são feitas com tábuas rústicas.

Durante este Festival, caiçaras estarão dentro da famosa casa para receber turistas e moradores e vender comidas típicas, como café feito no coador de pano e no fogão à lenha, bolo caipira, paçoca, além da Casa da Farinha, que mais uma vez será comandada pela Família Gonzales, tendo à frente o casal Ailton e Dulcinéia.

Programação Musical

Dia 11/07

19h - Banda Carlos Gomes (abertura e concerto)

22h - Fernanda Letúria Trio

 Dia 12/07                 

19h30 - Carlinhos Guilbert

22h - Taty Vitor

Dia 13/07                   

20h - Lucas Santana

22h -  Zirinho e banda

Dia 14/07                   

13h - Trio Brasil

15h - Zé Maria e percussão

 20h - Lira Padre Anchieta

Dia 15/07

21h30 - Banda Saquaritá + Banda D2

15h - BAMAC

 17h - Gigi Marques

 18h - Rodrigo Marim

  20h - Coral Água Viva

   22h - Banda Feira Livre

Dia 19/07                   

20h - Bruno Carvalho

22h - Banda Resilien com participação especial de Mara Amaral

Dia 20/07     

19h30 - Tikinho + Trio

 22h - Simplicidade S.A.Coincidência + Nosso Jeito + Iago + Ed Junior+ Rogério e Everson

Dia 21/07                 

13h - Clube do Choro

 15h - Gerard Sher

 19h - Orquestra Popular de Ilhabela

  21h - Sr. Bamba

  23h30 - The Frank’s

Dia 22/07                 

13h - Charles Máximo e Marcio

15h - Camerata de Cordas da Fundacc

 19h30 - Bichos da Costeira

  22h - Tribo Caiçara



Últimas Notícias