Prefeitura e EDP levam rede elétrica para 2 mil famílias na Vila Carioca em Juquehy



Postado em: 10/07/2018


A Vila Carioca, localizada em Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, terá acesso a rede elétrica com a implementação do projeto Boa Energia, da EDP, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. Cerca de 90 famílias serão beneficiadas na primeira fase do projeto.

A ação é parte do trabalho de Regularização Fundiária da região, e as obras incluem a instalação de poste padrão para as residências ainda não conectadas ao sistema, rede de distribuição em média tensão, posteamento, entre outras medidas técnicas para a melhoria completa dos serviços. A iniciativa não terá nenhum custo à população e deve beneficiar 2 mil pessoas.

Com a implantação e automação da rede de distribuição local será possível o monitoramento remoto do sistema, trazendo como benefícios: mais segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica à população; identificação em tempo real de interrupção no abastecimento por meio do Centro de Operação Integrado (COI), possibilitando mais rapidez e eficácia no atendimento; leitura remota do consumo, sem a necessidade de visita do leiturista; e agilidade no atendimento de solicitações para religação e suspensão, com retorno remoto e rápido.

O gestor executivo da EDP, Luciano Cavalcante, ressaltou que existem muitas famílias ocupadas irregularmente em Juquehy há décadas. "Elas utilizam energia de forma irregular, causando problemas principalmente de segurança para a população. Sabemos que aqui já aconteceram acidentes fatais em virtude de ligações clandestinas e irregulares", disse.

De acordo com Cavalcante, a ligação na rede será feita em um prazo máximo de 15 dias. "O objetivo principal é trazer maior conforto para as famílias com uma rede blindada. Se alguém subir no poste não terá contato direto com a rede elétrica", explicou.

"Esse cabeamento blindado, que não permite mais o furto de energia, traz também segurança ao munícipe. Com a doação dos postinhos padrões, a gente pode garantir o acesso à energia e uma conta que comprove, inclusive, a residência do cidadão. É justiça social sendo feita, política pública social chegando à população, isso é o mais importante", disse o prefeito Felipe Augusto, que fez questão de prestigiar o evento.

Após energizar a rede, os agentes de Boa Energia passarão nas residências da Vila Carioca para orientar sobre o consumo racional de energia. "Como há décadas essas pessoas estão consumindo a energia de forma irregular, algumas podem não ter um hábito correto do consumo, o que pode gerar valores altos nas faturas. Vamos ensinar o consumo sustentável e racional e também fazer a substituição de lâmpadas incandescentes por led", finalizou.

De acordo com Sandra Regina Mori, diretora da Sehab, em seguida, outros núcleos de Juquehy serão atendidos. "A Regularização Fundiária é mais demorada, mas a energia não. A ideia é regularizar a energia em todos os núcleos de Juquehy. A próxima é a Vila Progresso".

Manoel da Silva Paz Landin, 44 anos, porteiro, está satisfeito com a novidade, "Finalmente está saindo essa energia. Há muitos anos tinha essa promessa e não saia, e agora está saindo. Isso é muito bom, só tinha gato aqui, faltava energia, agora não teremos mais esse problema", contou.

Ana Maria Suncin, 50 anos, vendedora de empadas em Juquehy, construiu a primeira casa da Vila Carioca e está ansiosa pra ver a energia funcionando. "Estamos esperando há muito tempo".



Últimas Notícias