Divulgação/PMI

Ato Ecumênico nesta segunda marca 16 anos do Hospital Mário Covas de Ilhabela



Postado em: 01/07/2018


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta segunda-feira (2/7), um ato ecumênico em comemoração aos 16 anos de funcionamento do Hospital Municipal Mário Covas.

A data do aniversário coincide com a comemoração nacional do Dia do Hospital, uma dupla celebração para todos os profissionais de saúde do município, pacientes e para a população de forma geral. “Tenho muito orgulho de ter feito parte da história desse hospital, dos primeiros atendimentos, já que na época da inauguração comandava a diretoria de saúde da nossa cidade. E como diretor, sempre busquei o melhor para os atendimentos prestados para a população de Ilhabela”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Uma cerimônia comemorativa com Ato Ecumênico e a “Orquestra Popular de Ilhabela”, será realizada nesta terça-feira, às 17h, nas dependências do hospital.

Desde a inauguração, o prédio, que abriga o hospital, passou por algumas reformas, pintura, ampliação da maternidade e outras adequações, a principal delas era um desejo de todos os munícipes, a Unidade de Terapia Intensiva, inaugurado em abril de 2017. “Falar da nossa UTI é algo que não emociona só a mim, mas todas as pessoas da cidade. Muitos disseram que ela nunca seria possível, mas em 100 dias de governo, nossa Administração mostrou que com força de vontade, o desejo incansável de salvar vidas e tranquilizar a angustia dos familiares de pacientes na busca por uma vaga em UTI de outras cidades, entregamos este importante instrumento para nossa gente”, salientou Tenório.

Para o secretário adjunto de saúde, Gustavo Barboni, ainda há muito a se fazer no hospital. “O Mário Covas foi uma grande conquista do povo de Ilhabela, e agora irá passar por uma grande transformação, pois já ficou pequeno. Nossa população aumentou nestes 16 anos, e o número de serviços oferecidos exige a ampliação do prédio. Parabéns a todos os funcionários e ex-funcionários que se dedicaram à prestação de serviços do hospital”, disse Barboni.

Vale lembrar, que antes de sua inauguração, os atendimentos de urgência eram transferidos para outras cidades, inclusive os partos. “É muito triste uma cidade, não ter e não ver os “filhos” nascendo em seu berço amado, como diz a letra do hino oficial. Com a ala da maternidade resgatamos o orgulho de ser caiçara”, concluiu.

Em números, a equipe do hospital ajudou a trazer ao mundo 6.278 bebês desde a sua inauguração; a média de atendimento mensal no Pronto Socorro é de 9,7 mil consultas; de janeiro a maio de 2018 foram atendidas um total de 48.637 pessoas; o total de internações na UTI desde a inauguração é de 273 internações.

Além da UTI, no último ano foram adquiridos novos equipamentos, visando beneficiar ainda mais os pacientes que procuram pela unidade, como o Arco Cirúrgico, nas cirurgias gerais, como urologia, ortopedia, vasculares, entre outros procedimentos e Focos Cirúrgicos, que são focos de luz que iluminam o campo cirúrgico durante as cirurgias realizadas no hospital.

São diversos os procedimentos atendidos pelo hospital como internações hospitalares, e as especialidades (cirurgias, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, pediatria, traumatologia e urologia).



Últimas Notícias