PMI

Prefeitura faz ação para conter compra e venda de terrenos irregulares em Ilhabela



Postado em: 27/06/2018


A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Administração e Planejamento Urbano, Obras e Habitação, além da Advocacia Geral do Município, realizou uma reunião para tratar da compra e venda de terrenos de forma ilegal com representantes do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Segundo aa prefeituram, o parcelamento irregular do solo e a venda irregular de imóveis foram os principais temas tratados. Isto porque, segundo a prefeitura, a falsificação de documentos para, ilegalmente, tomar posse de terras devolutas e/ou de terceiros, a venda e anúncios irregulares, fazem parte da realidade da ocupação populacional do arquipélago.

O gestor de Projetos Habitacionais, Raul Cordeiro, falou sobre a problemática. “Muitas pessoas fazem a venda irregular de certos terrenos e casas, denominando-se ‘corretores’, e realizando a venda ilegal. São terrenos dentro de cachoeiras, áreas públicas, de invasão, de risco, entre outros. Hoje, esses terrenos são vendidos em torno de R$ 50 mil a R$ 80 mil.  Grupos de família juntam-se e compram esses terrenos, onde podem ser formados mini núcleos com áreas de risco”, relatou Cordeiro.

Para evitar a situação, a Prefeitura já trabalha, de forma preventiva, com placas de sinalização em áreas de preservação ambiental, públicas e congeladas. A Fiscalização (tanto a administrativa, quanto a ambiental), em parceria com as Polícias Militar e Civil podem interferir quando necessário. A administração também acompanha anúncios de venda de terrenos e imóveis irregulares, registrando Boletim de Ocorrências (B.O) para as posteriores providências. “Queremos evitar vendas irregulares, parcelamento do solo e novas invasões. A Administração tem se empenhado para frear a ocupação desornada e posteriores problemas com a irregularidade. Já estamos trabalhando na regularização de 15 núcleos, distribuídos de norte a sul do Município”, destacou o prefeito Márcio Tenório sobe o assunto.

Uma nova reunião está marcada com as autoridades, incluindo as Polícias Civil e Ambiental, para o início do próximo mês. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3896-9200, ramais 9719, 9352 e 9845, ou pessoalmente no prédio do Paço Municipal, à rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no Perequê.



Últimas Notícias