Festa em homenagem a São Pedro Pescador acontece neste fim de semana em Ilhabela



Postado em: 25/06/2018


São Pedro Pescador será homenageado no fim de semana em Ilhabela. Haverá Missa Campal e a tradicional procissão marítima, a partir das 9h, do dia 1º de julho. E as comemorações continuam à noite com a festa social, quermesse, sorteio de prêmios, shows musicais, sempre às 19h, na Praça Coronel Julião. O dia dedicado ao santo é 29 de junho. 

A procissão marítima é o ponto alto das homenagens, onde barcos pesqueiros, enfeitados com flores, passeiam pelo Canal de São Sebastião,  saudando a São Pedro Pescador. “São Pedro faz parte das tradições e da fé de muitos caiçaras. As manifestações religiosas, além da fé e da devoção, fazem parte da história de diversas civilizações e por isso merecem ser preservadas e respeitadas, por todos nós. O apoio que a Administração oferece, para as celebrações, visa conservar as tradições e a cultura da população de Ilhabela”, disse o secretário de Cultura, Nuno Gallo.

Para o pároco, Mateus Martins de Almeida, a Festa de São Pedro traz junto consigo uma tradição por ser o Santo Pescador invocado pelos nossos caiçaras. A comunidade se reúne para festejar São Pedro, em uma missa e na Procissão Marítima. “Pedro, o apóstolo, é muito importante para a Igreja. Celebrar São Pedro e realizar a Festa Social é resgatar a tradição cultural e religiosa do nosso povo caiçara”, explicou.

“São Pedro é considerado pela comunidade católica o protetor dos pescadores, por isso muitos dos nossos pescadores caiçaras têm grande devoção a ele e esperam homenageá-lo neste dia, renovando sua fé”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

A Missa Campal está marcada para o dia 1º de julho, às 9h, na Praça Coronel Julião, na Vila. Em seguida, a Procissão Marítima sairá pelo Canal, encontrando com os barcos  Paróquia Nossa Senhora do Amparo, do bairro São Francisco, de São Sebastião.

Os shows musicais ficam por conta da banda Língua dos Anjos, nesta  sexta-feira (29), Geração Sertaneja, neste sábado (30) e Renan Marezo, no dia 1º de julho.

 



Últimas Notícias