Divulgação/PMI

Ilhabela promove capacitação sobre confecção de papel artesanal a partir de bitucas de cigarro



Postado em: 21/06/2018


Uma capacitação de papel artesanal, utilizando massa celulósica proveniente das bituqueiras sustentáveis da cidade, foi ministrada na última semana, para professores de Artes das escolas municipais da rede. A iniciativa foi da Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Planejamento Urbano, Obras e Habitação. A capacitação aconteceu no PEII Barra Velha, aplicada por representantes da empresa Poiato Recicla.

Essa é uma atividade que faz parte do projeto Coleta, Reciclagem e Educação Ambiental  com as bitucas de cigarro. Duas bitucas de cigarro são capazes de contaminar 1 litro de água. Uma bituca possui muitas substancias toxicas, sendo considerado um residuo tão perigoso quanto residuo hospitalar. Há a parceria também com a Flow Desenvolvimento Sustentável 

Cada professor pôde fazer um bloco de papel utilizando o material recolhido das bituqueiras. A ação faz parte do projeto “Coleta, Reciclagem e Educação Ambiental”.

“Continuamos a avançar em ações de educação ambiental para conscientizar a população da necessidade de preservação do meio ambiente e possibilidade de reuso de alguns materiais”, comentou o prefeito Márcio Tenório, que aproveitou a oportunidade para agradecer a presença da secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, ao evento.

A instalação das bituqueiras sustentáveis visa contribuir para a preservação do meio ambiente e também gerar economia. Isso porque, os materiais a serem retirados mensalmente dos equipamentos serão reutilizados em capas de caderno, livros, papéis sulfite, entre outros objetos, assim como foi demonstrado na capacitação. As bitucas são embaladas em recipientes adequados e encaminhados à reciclagem, onde é feita desintoxicação para posterior uso.

A Prefeitura instalou 71 novas bituqueiras sustentáveis em diversas áreas da cidade, sendo 60 delas na última semana. Ilhabela é a primeira cidade da região a investir em larga escala na coleta e reciclagem de bitucas de cigarro.



Últimas Notícias