Acácio Gomes/PMC

Aguilar Júnior cobra do governador de São Paulo mais segurança em Caraguatatuba



Postado em: 21/06/2018


O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve na manhã desta quarta-feira (20), em São José dos Campos, com o governador de São Paulo, Márcio França, cobrando investimentos na área de segurança pública na cidade.

Ele vai encaminhar ao Palácio dos Bandeirantes manifestos de repúdio de várias entidades em relação a questão da criminalidade. Entre as entidades estão: Diocese de Caraguatatuba, Conselho Municipal dos Pastores, Associação Comercial e Empresarial, Associação de Hotéis e Pousadas, Conselho de Segurança e Câmara Municipal, entre outros.

A falta de estrutura das Polícias Militar e Civil, bem como a falta de aumento no efetivo policial há mais de 10 anos tem gerado a sensação de insegurança na cidade.

"Trouxemos aqui os nossos pedidos como base da PM na Região Sul e maior efetivo policial nas ruas. O Estado precisa dar maior atenção para a cidade. Toda semana temos notícias de crimes, seja de furtos, roubos ou homicídios. E agora um recente caso de latrocínio", disse o prefeito Aguilar Junior.

A cobrança ao governador foi feita durante os eventos oficiais realizados na cidade de São José dos Campos e contou com a presença dos vereadores Tato Aguilar e Fernando Cuiú.

Em entrevista à imprensa, o governador de São Paulo, Márcio França, disse que a Secretaria de Segurança Pública vai tratar do caso. "Vamos pedir ao secretário que avalie a questão de ações na cidade e no Litoral".

Ele anunciou que Caraguatatuba deve ser um dos primeiros municípios contemplados com o novo programa do Governo do Estado de São Paulo: o alistamento civil.

"Os jovens que forem dispensados do alistamento militar serão aproveitados neste novo programa e vão atuar junto com as polícias, recebendo uniforme, ajuda de custo e cursos de qualificação. Precisamos dar oportunidade aos jovens, pois os dados apontam que 70% dos crimes estão ligados com a juventude", disse.

Será agendada na próxima semana uma reunião entre o prefeito Aguilar Junior e o secretário Estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.

"Quero receber o prefeito e tratar do assunto com o Comando da Polícia Civil e Militar. Se está preocupando a cidade e a região, temos que agir", relata Mágino.

Ações da Prefeitura

Aliado a esses pedidos, o prefeito Aguilar Junior anunciou também investimentos por parte da Prefeitura de Caraguatatuba na área de segurança pública.

A primeira medida foi o aumento de policiais do Programa Atividade Delegada (onde o profissional trabalha em seu horário de folga, mas custeado pela Prefeitura.

Além disso, o prefeito Aguilar Junior já autorizou a compra de mais de 54 câmeras de monitoramento para ajudar na segurança da cidade e ajudar nas 17 já existentes e instaladas no ano passado.

Já está em licitação também a criação do COI (Centro de Operações Integradas), que vai gerenciar o monitoramento de toda a cidade e repassar informações em tempo real às autoridades policiais;

Importante arma contra a criminalidade, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da empresa Caraguá Luz, também vai aumentar o seu Parque Luminotécnico. O cronograma prevê até julho a instalação de mais de 6 mil luminárias, melhorando a quantidade de luz e a segurança nos bairros. A expectativa é que até setembro deste ano se tenha 20 mil luminárias LED na cidade.

Por fim, a Prefeitura de Caraguatatuba já iniciou o estudo para a criação da Guarda Civil Municipal, prevendo a quantidade de guardas, faixa etária e concurso público. A ideia é que a corporação seja implantada ano que vem, pois requer inúmeros treinamentos.

"Tudo o que podemos fazer enquanto poder público municipal, com certeza faremos. Mas precisamos também dividir a responsabilidade com o Estado que precisar estruturar as polícias", finaliza o prefeito.



Últimas Notícias