Ilhabela abre exposição fotográfica “Parallelo Brasil Itália” na Vila



Postado em: 13/06/2018


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) abriu sexta-feira (15/6), na sede da fundação, na Vila, a exposição fotográfica “Parallelo Brasil Itália”. Após percorrer por dez anos o Estado de São Paulo, a exposição do fotógrafo Marcos Finotti chega ao arquipélago, local que o artista escolheu para viver desde 2015. 

A mostra, que apresenta três imagens da ilha, num total de 24 fotografias, traçam paralelos entre o nosso país e a bela Itália em todas as capturas.  A história de “Parallelo Brasil Itália” é resultado de encontros e coincidências: em 1998, um brasileiro, descendente de imigrantes, viaja para a Itália em busca de suas raízes e encontra alguns parentes na pequenina Porto Viro, na província de Rovigo. Sozinho, permanece por dois meses no país fotografando suas belezas.

De volta ao Brasil descobre inúmeras semelhanças com as fotos que já haviam sido feitas em diversas regiões brasileiras.  Estava tudo lá, o paralelo entre as potências naturais que, aos olhos do artista, só foram reveladas após a releitura de seu arquivo pessoal. Nasceu daí, o “Parallelo Brasil Itália”.

Marcos Finotti nasceu em São Paulo, em 1974, e possui nacionalidade ítalo-brasileira. Tem formação em Comunicação Visual e Fotojornalismo pela FAAP (1997). Desde 1992, fotografa espetáculos teatrais e eventos culturais. Em 1999, Finotti passou a trabalhar para vários veículos da mídia, como Folha de São Paulo, Vogue RG, além de realizar pautas em todo o Brasil para a agência de viagens CVC e para o Governo Federal. Atualmente se dedica a fotos de natureza, sua grande paixão.

Serviço: A Fundaci fica na rua Dr. Carvalho, 80, na Vila, Centro Histórico. 

 



Últimas Notícias