São Sebastião lança programa "SAMU nas Escolas" e busca reduzir trotes no sistema de emergência



Postado em: 12/06/2018


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Sebastião iniciou nesta semana o projeto "SAMU nas Escolas", com o objetivo de sensibilizar as crianças e a comunidade escolar sobre a importância e as finalidades do serviço, sua forma correta de utilização e os riscos do trote para o sistema de emergência. Foi identificado que 80% dos trotes são feitos por crianças.

De acordo com o SAMU, essas ligações geralmente acontecem nos horários de maior demanda, principalmente de acidentes automobilísticos, congestionando o sistema 192, dificultando e atrasando o acesso dos pacientes que realmente necessitam de auxílio, além de, muitas vezes, resultarem no envio de ambulâncias e equipes desnecessariamente, em função de chamados falsos não detectados durante a fase de triagem.

Para minimizar o impacto dos trotes sobre o sistema 192, foi criado o projeto "SAMU nas Escolas". Este programa foi colocado em prática pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU de São Sebastião, através de seu corpo de instrutores e funcionários do próprio serviço, que realizam as atividades nas escolas públicas do município.

O projeto conta com uma viatura equipada e montada como uma ambulância de atendimento normal, onde uma equipe do NEU vai até a escola onde foi agendado este evento. Lá os alunos são reunidos no pátio da escola para um "bate papo" com a equipe de emergência, trocando informações e sanando dúvidas sobre este importante serviço que é prestado à comunidade.

 



Últimas Notícias