Pés no Chão

Espaço Pés no Chão apresenta projeto "Rapsódia Caiçara" em escolas de Ilhabela


Postado em: 03/06/2018

O Espaço Pés no Chão iniciou uma série de apresentações do projeto "Rapsódia Caiçara" em escolas de Ilhabela. No dia 24 de maio, a primeira encenação da peça pelo grupo de Contadores de História do Pés no Chão foi na E.M. Natã Ugo Soares Domingos, no bairro de São Pedro, para alunos da educação infantil. Outras 13 escolas municipais serão visitadas nas próximas semanas.

O espetáculo integra o projeto Memórias Reveladas, patrocinado pela Petrobras com a parceria da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo desta iniciativa é promover o resgate e a valorização da cultura caiçara por meio do registro das histórias e causos contados por seus representantes mais velhos, e a reinterpretação e dinamização destas “memórias” junto às novas gerações.Por meio do aprendizado adquirido nas oficinas de contação de histórias e de manipulação de bonecos, as crianças construirão suas próprias narrativas cênicas, apresentando-as em suas comunidades e fora delas.

A "Rapsódia Caiçara" foi montada coletivamente e envolve, num primeiro momento, o teatro de bonecos, que no decorrer da apresentação vão ganhando vida através dos atores. A trilha musical é feita ao vivo, incluindo canções caiçaras e outras compostas especialmente para a peça.  Ela conta a história de amor de um casal caiçara, Bidico e Tontinha, que se apaixonam, casam, têm seus filhos e netos e depois de muitos anos, já velhinhos, voltam de barco para o Bonete, para celebrar a Festa de Santa Verônica. No trajeto, compartilham lembranças do passado, vivem aventuras, passam sustos e divertem o público com seus gênios tão peculiares.

Saiba mais sobre o projeto visitando o site www.pesnochao.org.br ou https://www.facebook.com/memorias2015reveladas/

 

 



Últimas Notícias