Ronald Kraag

Tradicional Corrida de Canoa Caiçara “Seu Américo” será neste domingo em Ilhabela



Postado em: 24/05/2018


A tradicional Corrida de Canoa Caiçara “Seu Américo”  será realizada neste domingo (27), com largada às 10h, na Praia do Engenho D’Agua e chegada na Praia Santa Tereza, a Prainha, em Ilhabela.

Os interessados em participar devem chegar com no mínimo uma hora de antecedência para se inscrever. Como de tradição, na categoria Masculino, a prova contará com canoas típica e canoa de regata, com 1, 2 e 3 remos, a denominada “Prova de Percurso”. Já na categoria Feminino, a disputa será com a canoa típica de dois remos no estilo “Prova de Balizamento”. Já os pequenos canoístas farão a regata de participação.

Na cerimônia de premiação, os três melhores colocados de cada categoria serão premiados com troféus. Já na categoria Infantil, os pequenos receberão medalhas de participação.

A prova é uma homenagem ao conhecido pescador caiçara da Praia de Santa Tereza, Américo Rafael de Souza. Seu Américo foi um grande incentivador das tradições locais e em sua homenagem, a prova recebeu o seu nome.

A filha mais nova de seu Américo, Rosangela Rafael, falou um pouco de seu pai. “Agradeço à Prefeitura pela homenagem prestada ao meu pai. As pessoas passam por nossa vida e sempre nos deixam marcas; meu pai deixou a marca de um homem guerreiro que nunca se abalou por coisa pouca. Era um homem que lutava pela melhoria da vida das caiçaras”, comentou. “Que essa homenagem não se resuma em um só, mas em todos aqueles que de alguma forma lutaram e lutam para que nossa cultura caiçara não morra”, frisou Rosangela.

O prefeito Márcio Tenório destacou a importância da prova. “ Um de nossos principais objetivos é resgatar e fomentar a cultura caiçara, seja por meios de tradições, festividades, ou por meios de grandes pessoas como foi o seu Américo”, mencionou o prefeito.

Já Rosana Rafael, outra filha do homenageado, falou com carinho sobre o seu desejo. “Que as competições de canoas caiçaras não se restrinjam somente uma vez no ano, mas que a prática de remar as canoas caiçaras se tornem corriqueira”, declarou Rosana.

A Corrida de Canoa Caiçara é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.



Últimas Notícias