Moradores da Vila Sahy participam de reunião do Conseg da Costa Sul de São Sebastião



Postado em: 10/03/2014


 

Foto: Ricardo Faustino/PMSS

São Sebastiião-10/03/2014 - Na noite de sexta-feira (7/3), apesar da chuva, pelo menos 40 moradores da Vila Sahy, em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, participaram da reunião mensal do Conseg (Conselho de Segurança) da região.

Durante o encontro, que contou a presença do secretário de Segurança Urbana do município,  Múcio Alvarenga; do delegado do 2º DP situado em Boiçucanga, Maurício Silva; do tenente PM Samir Toledo e de dirigentes de associações amigos de bairro, algumas situações enfrentadas pela comunidade foram debatidas.

Os principais temas da pauta, no entanto, como a prevenção de possíveis acidentes causados pelo clima e melhorias a serem realizadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) na rodovia Rio-Santos, foram prejudicados pela ausência dos responsáveis. O coordenador da Defesa Civil, coronel da reserva Ewandro Goés, havia confirmado presença, mas ficou impossibilitado de comparecer em função de um imprevisto. Um representante da coordenação ficou de representá-lo, porém devido à forte chuva que caiu na região precisou atender ocorrências. Já o engenheiro Fernando Meletti avisou que teve problemas de saúde na família.

Os dois assuntos, segundo o presidente do Conseg, Jorge Monteiro, deverão ser debatidos na próxima reunião a ser realizada no início do próximo mês, em Boiçucanga.

O representante do grupo Emergência Desastres Naturais Costa Sul de São Sebastião, Lucas Leite, participou do encontro para informar que os componentes estão interessados em trabalhar em conjunto com a Defesa Civil de maneira integrada e colaborativa na prevenção de acidentes.

O secretário de Segurança aproveitou a ocasião para informar que a GCM (Guarda Civil Municipal) começará um curso de capacitação, a partir desta segunda-feira (10), para que o efetivo possa atuar como agentes de Operação e Fiscalização de Trânsito.  Outro anúncio está relacionado à licitação de duas áreas destinadas à implantação de pátio para apreensão de veículos na cidade.

Ele também falou sobre a atualização e/ou reformulação de determinadas  legislações municipais, cuja finalidade é resolver questões ligadas a algumas áreas que têm causado transtornos, como o transporte clandestino, a disposição de caçambas nas vias públicas e a perturbação do sossego público em veículos ou estabelecimentos comerciais. "Tudo está sendo feito dentro da legalidade com a finalidade de agilizar o atendimento à população", afirmou.

Uma das alternativas para melhorar o ambiente e reduzir ocorrências ligadas ao consumo de bebida alcoólica e perturbação do sossego seria, de acordo Mucio Alvarenga, a realização de um estudo em cada localidade para que ocorra a operação fecha-bar a partir de determinado horário. Isso, no entanto, após diálogo entre as autoridades militares, Prefeitura e a comunidade. "As ocorrências em função da bebedeira, por exemplo, tendem a diminuir e a polícia passaria a ter mais tempo para abordar as pessoas nas ruas", acredita.

O delegado Maurício Silva sugeriu aos moradores que denunciem à polícia qualquer atitude suspeita ou situação irregular na comunidade. O anonimato dos denunciantes, segundo ele, é garantido. Ele também falou sobre algumas prisões e apreensão e/ou recuperação de produtos efetuados na região.



Últimas Notícias