Na campanha de "Maio Amarelo", Ilhabela faz ações nas escolas para promover conscientização desde a infância



Postado em: 16/05/2018


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica e do Departamento de Trânsito, iniciou nesta quarta-feira (16/5), a programação da campanha de educação e conscientização no trânsito denominada "Maio Amarelo". A primeira ação foi na E.M. Salvador Arena, localizada no Alto da Barra Velha.

O Departamento de Trânsito montou na área de lazer da escola um circuito do projeto Editrans (Educando Ilhabela para um Trânsito Seguro), com faixas de pedestres e bicicletas. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Educação, permitindo que a proposta fosse incluída na grade curricular do Ensino Fundamental, de forma que todos os estudantes sejam atendidos pelos instrutores do departamento de trânsito e assim adquiram informações suficientes para se tornarem cidadãos responsáveis nessa esfera, quer como motoristas, ciclistas ou até mesmo pedestres. “As crianças são uma importante fonte de informação que disseminam a mensagem para sua família e amigos”, declarou o diretor de Trânsito, Leonardo Pinho.

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção de todos: motoristas, pedestres e ciclistas, sobre os altos índices de acidentes de trânsito. “A Administração programou algumas ações para o Maio Amarelo, entre elas: educação no trânsito nas escolas municipais, passeio ciclístico, simulação de acidentes e panfletagem. Pretendemos com essas ações atingir o maior número de pessoas e que estas tenham consciência de todas as suas decisões no trânsito, seja como pedestre ou condutor de algum meio de transporte”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Este ano a campanha tem como tema ‘Nós somos o trânsito’. “Ela vem para retratar a importância, a responsabilidade, os direitos e os deveres que cada um de nós têm no trânsito”, explicou o diretor de Trânsito, Leonardo Pinho.

O arquipélago está sinalizado com a campanha com faixas e banners, além da distribuição volante de panfletos, que este ano conta com o apoio do Rotary Clube de Ilhabela. A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo.

Maio Amarelo

 Na carona no sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” promove atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Em 2016, terceiro ano de movimento, 26 países aderiram à mobilização.

Por que amarelo?

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

Serviço: Outras informações sobre o movimento podem ser acessadas através do site www.maioamarelo.com

 



Últimas Notícias