Ilhabela terá Semana da Cultura Caiçara com show de Almir Sater e Congada de São Benedito



Postado em: 16/05/2018


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste fim de semana a Congada da Festa de São Benedito e a Semana da Cultura Caiçara. Os dois eventos são considerados as maiores manifestações culturais e folclóricas do arquipélago.

“A Congada tem mais de 200 anos de tradição e devoção caiçara, é um evento que está no coração e na alma de nossa gente, uma bela festa que merece e deve ser preservada. A nossa Administração prioriza a valorização da cultura local”, declarou o prefeito Márcio Tenório. O evento conta com uma extensa programação, dentre elas a entrega oficial da canoa “Vencedora”, que passava por restauração. “A canoa-de-voga ‘Vencedora’, está há mais de 100 anos no arquipélago; tem cerca de 11 metros de comprimento e foi escavada em um tronco de Jequitibá. A canoa foi durante décadas o meio de transporte mais utilizado pelas comunidades caiçaras no Litoral Norte. Hoje, pouco usadas, elas sobrevivem graças ao trabalho artesanal de alguns pescadores que tentam preservar a cultura caiçara”, explicou o secretário da pasta, Nuno Gallo.

A exposição “Cultura Caiçara” e o “Cine Caiçara”, são outras duas ótimas opções dentro do evento, previstas para começar na próxima quinta-feira (17), nos salões da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela). Ainda dentro da festividade, moradores e visitantes poderão conhecer e desfrutar da hospitalidade na “Casinha Caiçara”, onde os anfitriões Velha Verônica e Vandinho Caiçara, os aguardarão, especialmente no fim de semana entre 18 e 20 de maio, com muito café, bolo, biju, concertada e bastante conversa e história caiçara.

A Casinha fica no Centro Cultural da Vila e estará aberta para visitação sempre das 10h às 20h. Haverá ainda, a Exposição Congada e Baile dos Congos.

Shows musicais

A Prefeitura de Ilhabela divulgou nesta quarta-feira os shows musicais da programação da Semana da Cultura Caiçara. No sábado (19), a partir das 22h, o cantor Almir Sater subirá ao palco para apresentar seus grandes sucessos. No domingo (20), também a partir das 22h, será a vez do Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga animar a festa. 

Com mais de 35 anos de carreira e 12 discos gravados, o primeiro em 1981, "Estradeiro" pela Continental, o compositor, cantor e violeiro Almir Sater, um dos artistas mais completos, graças ao seu virtuosismo, continua a encantar gerações. O músico tornou-se um dos mais respeitados ao empunhar sua viola de 10 cordas, popularmente conhecida como viola caipira. 

Sua trajetória musical sempre foi marcada por grandes feitos. Com o 4º Prêmio da Música Brasileira (1991), Almir foi escolhido como melhor Solista e Música Instrumental, com a belíssima “Moura”, e como coautor de "Tocando em Frente", em parceria com Renato Teixeira, na voz de Maria Bethânia, como a melhor canção da MPB, esta considerada um "hino" motivacional desde então.  Também obteve grande destaque ao aceitar convites para representar personagem de violeiro em novelas como “Pantanal” e “Rei do Gado”, além de Ana Raio e Zé Trovão; e Bicho do Mato (2006). 

Já o Grupo Paranga, apelido carinhoso de São Luiz do Paraitinga e contração do nome do rio que passa pela cidade, Rio Paraitinga, grupo surgiu na década de 70 na cidadezinha que fica no interior do estado de São Paulo, com cinco irmãos e dois primos que queriam divulgar a obra de Elpídio dos Santos. Nascido em São Luiz, Elpídio foi um grande compositor da música brasileira compondo valsas, sambas, marchinhas e outros diversos ritmos. 


 

Confira a programação completa:

Dia 17 – Quinta-feira

19h – Abertura oficial e entrega da Canoa Vencedora

19h – Quermesse e shows – Praça Coronel Julião

20h – Orquestra Popular de Ilhabela

21h – Tin Mazzo e banda

Horários a confirmar: Exposição Cultural Caiçara e Cine Caiçara – Fundaci – Vila

Dia 18 – Sexta-feira

15h – Casinha Caiçara com Velha Verônica e Vandinho Caiçara – café, bolo, biju e concertada para conversas e histórias caiçaras. A Casinha fica no Centro Cultural da Vila e estará aberta para visitação das 10h às 20h

17h – Levantamento do Mastro de São Benedito / Distribuição de bolo e concertada – em frente à Igreja Matriz

19h – Quermesse e shows – Praça Coronel Julião

21h – Aline Outa

Dia 19 – Sábado

8h30 – Meia Lua / Procissão de São Benedito – Ruas da Vila

10h – Baile dos Congos – Ruas da Vila

10h, 15h e 18h – Casinha Caiçara com Velha Verônica e Vandinho Caiçara – café, bolo, biju e concertada para conversas e histórias caiçaras. A Casinha fica no Centro Cultural da Vila e estará aberta para visitação das 10h às 20h

12h30 – Ucharia de São Benedito – Igreja Matriz

14h – Baile dos Congos – Ruas da Vila

19h – Quermesse e shows – Praça Coronel Julião

21h – Felipe Bianchi e Trio

22h – Almir Sater

Dia 20 – Domingo

6h – Alvorada Festiva

8h30 – Meia Lua / Procissão de São Benedito e Missa dos Congos – Igreja Matriz

10h – Baile dos Congos – Ruas da Vila

10h, 15h e 18h – Casinha Caiçara com Velha Verônica e Vandinho Caiçara – café, bolo, biju e concertada para conversas e histórias caiçaras. A Casinha fica no Centro Cultural da Vila e estará aberta para visitação das 10h às 20h

12h30 – Ucharia de São Benedito – Igreja Matriz

14h – Baile dos Congos – Ruas da Vila

18h – Procissão e Missa de São Benedito – Igreja Matriz

19h – Quermesse e shows musicais – Praça Coronel Julião

21h – Larissa Cavalcanti

22h – Grupo Paranga (São Luiz do Paraitinga)



Últimas Notícias