Suporte descartável para lixo desenvolvido por dentista de Maresias ganha o mundo e será apresentado em evento da ONU


Postado em: 15/05/2018

Depois de revelar o surfista Gabriel Medina, campeão mundial de surf em 2014, a praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, tem mais um morador a despontar no cenário internacional. O projeto de solução ambiental para descarte de lixo, idealizado pelo cirurgião dentista Nilton Berger Del Zotto, será mostrado como inovação na área de meio ambiente no evento da ABRAPS (Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável) "Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", com apresentação do Assessor Sênior da ONU (Organização das Nações Unidas), Haroldo Machado Filho, no próximo dia 23 de maio, em São Paulo. O suporte descartável para sacos de lixo, feito em papelão, é hoje utilizado em vários eventos no Brasil e em outros países do mundo.

Uma ideia que começou em setembro do ano passado e que ganha a cada dia mais força. Hoje, os suportes estão em feiras, eventos ambientais, exposições, arenas de shows, entre outros. O chamado “Niltex” – como é denominado o suporte – tem fácil montagem, por meio de dobradura no papelão e conta com tampa com trava, evitando que o lixo colocado se espalhe. O fundo é vazado, o que facilita o acondicionamento do lixo no saco plástico e sua adaptação a qualquer piso, como por exemplo, na areia da praia.

Entre os eventos que já receberam o suporte “Niltex”, a campanha de limpeza de praias do Governo do Estado de São Paulo; o campeonato de surf Hang Loose Pro disputado em Maresias; campanhas ambientais em cidades do Litoral Paulista, como Ilhabela, Praia Grande, Guarujá e Caraguatatuba; além de eventos no Havaí (EUA) e Lisboa, em Portugal. “Tivemos recentemente no Encontro de Autos Antigos de Águas de Lindóia, que recebeu mais de 350 mil pessoas, e o resultado foi excelente. A cidade totalmente limpa com os suportes espalhados por todo o evento”, destacou.

O suporte dá a possibilidade de estampar a logomarca do evento. O custo por suporte é de pouco mais de R$ 2. No dia 24 e 25 de maio, o idealizador apresentará o suporte "Niltex" na segunda edição do Encontro do Fórum de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Paulista, em Cananeia (SP). 

As invenções de Dr. Nilton

O Radar Litoral entrevistou o Prof. Dr. Nilton Berger Del Zotto, cirurgião dentista e especialista em cirurgia buco-maxilo-facial, que dá aulas em várias faculdades do país e tem entre seus projetos, outra criação de sucesso: o “Extractor Del Zotto”, um instrumento cirúrgico odontológico utilizado na remoção de fragmentos endodônticos.  Ele também é o criador dos “Grampos Apicais Del Zotto”, utilizados também na odontologia. Os projetos foram patenteados e hoje são produzidos por empresas estrangeiras.

Recentemente, após ampla pesquisa com apoio de seus alunos universitários na área de infectologia, Dr. Nilton Del Zotto criou o “Protetor Descartável para Estetoscópio”, que visa evitar a contaminação especialmente durante procedimentos cirúrgicos.

Dr. Nilton Del Zotto se divide entre os consultórios na praia de Maresias e na capital e seus projetos de inovação, que requerem apresentações em feiras e eventos. Sobre o “Niltex”, ele conta que hoje a fábricação é feita na cidade de Mauá (SP). Conheça um pouco mais do projeto dos suportes descartáveis na página do Facebook: https://www.facebook.com/suporteniltex. As vendas são feitas por e-commerce no site: www.niltex.com.br

Contato: (11) 95822 8693  |  contato@niltex.com.br  vendas@niltex.com.br

O suporte descartável foi utilizado no Encontro de Autos Antigos de Águas de Lindóia, que recebeu 350 mil pessoas



Últimas Notícias