Cláudia Moyses/PMC

Feira Medieval movimenta escola municipal do Perequê-Mirim em Caraguá


Postado em: 14/05/2018

O estudo da Alta Idade Média, período entre os anos 475 e 1000 e a Baixa Idade Média, entre os séculos XI e XV, rendeu uma Feira Medieval preparada pelos alunos do 7º ano, da EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, no bairro Perequê-Mirim,

A feira foi o resultado de um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de História, Educação Física e Português, no qual os alunos por meio de atividades em grupo desenvolveram maquetes e roupas com materiais reciclados, além de paródias musicais sobre essa época da história. Os trabalhos foram apresentados no pátio da escola, na tarde de sexta-feira (11).

O aluno Brunno Evangelista Oliveira, 12 anos, ajudou a confeccionar um castelo medieval. "Aprendi que durante o feudalismo os impostos pagos pelo povo eram muito altos, que os nobres moravam em castelos e também sobre o tipo de roupa que usavam", contou. A colega Eduarda Augusta de Sousa, 12 anos, também destacou a entrada restritiva no castelo por parte do povo, a pouca higiene corporal das pessoas, vestimenta e moradia típicas. Já Larissa Matoso dos Santos, 12 anos, disse ter ficado impressionada com a "caça às bruxas", quando muitas pessoas foram assassinadas por não praticarem o Cristianismo.

A professora de História, Luciana Vitório, disse que em sala de aula foi trabalhado o conceito histórico de Idade Média, feudalismo e sua contextualização nos dias atuais. "Herdamos dessa época, por exemplo, a instauração da cobrança de impostos e dos pedágios", destacou.

Idade Média - A Alta Idade Média foi marcada pelas invasões bárbaras no território do Império Romano e a consolidação do sistema econômico feudal.

O Feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra, que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. A sociedade no feudalismo era chamada de sociedade estamental porque era composta por camadas sociais estanques – nobreza, clero e servos. Passar de um estamento social para outro era praticamente impossível.

 



Últimas Notícias