Luís Gava/PMC

Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba concluem curso de Fiscalização de Praias e Atividades Náuticas


Postado em: 14/05/2018

Caraguatatuba formou na última sexta-feira (11), na Videoteca Lucio Braun, 22 fiscais que concluíram o curso de Fiscalização de Praias e Atividades Náuticas, que integra o convênio firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Marinha do Brasil.

O treinamento ocorreu de 9 a 11 de maio e foi destinado aos fiscais das secretarias de Urbanismo, Fazenda, Segurança, Trânsito e Defesa Civil e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além de representantes da Polícia Ambiental e do Grupamento de Bombeiro Marítimo (GbMar).

Com base no curso, os fiscais passarão a colaborar com a Marinha do Brasil, no controle da circulação de embarcações e equipamentos náuticos, para evitar situações que coloquem em risco a integridade física dos banhistas nas praias.

Durante a capacitação foram abordados temas voltados à documentação do barco; reconhecimento dos equipamentos de uma embarcação e à Lei Municipal 2.252/2015, que instituiu o Plano de Uso e Ocupação das Praias, dos Rios Navegáveis e Respectivas Áreas Adjacentes.

As palestras foram ministradas pelo capitão-tenente e assessor de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos de São Sebastião, Roberto Braz Ferreira e pela servidora da secretaria de Assuntos Jurídicos, Carmen Luiza.

Ao final do treinamento, foi aplicada uma prova e os fiscais aprovados receberam certificados.

O prefeito, Aguilar Junior, parabenizou a todos pela formatura e disse que a parceria é extremamente importante para garantir a segurança dos banhistas do município, além da preservação ambiental. "Ter todas essas forças unidas, pensando em conjunto, com certeza, teremos melhores soluções para nossa cidade", destacou.

O capitão de Fragata, Wagner Goulart de Souza, ressaltou que com o aumento da fiscalização, será resolvido em 90%, o ordenamento das praias e com isso a diminuição dos acidentes. "Esta é a parte que dá mais trabalho para a Marinha, a partir de agora, buscaremos essa aproximação com a Prefeitura para fazermos o melhor para todos", disse.

O fiscal e formando, Bernardo Alexandre Queiroz, garantiu que tudo o que foi aprendido será colocado em prática, para a efetivação do trabalho. "É um curso mais que válido e se não sair do papel, continuaremos alunos para sempre, nosso objetivo é reduzir a maioria dos problemas na praia", disse.

Participaram também da cerimônia, o vice-prefeito e secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Campos Junior; o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; o capitão do Gbmar do Litoral Norte, João Batista Rapaci e o secretário de Urbanismo, Ricardo Gaspar.



Últimas Notícias