Cidades do Litoral Norte participam do "Dia D" da campanha de vacinação contra gripe neste sábado



Postado em: 11/05/2018


As quatro cidades do Litoral Norte participam neste sábado (12/5) do "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia até 1° de junho. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina de 2018 irá prevenir à população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

 

A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Ministério da Saúde, informou que a vacinação será intensificada neste sábado, com a mobilização de todas as unidades de saúde que contam com sala de vacina. A meta é vacinar 15.620 pessoas até o final da campanha. Já foram imunizados 6.582, equivalente a 42,14% do público alvo.

Este ano a vacinação inclui os menores de 5 anos, além das pessoas com 60 anos ou mais, os trabalhadores da saúde, os índios, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (apresentar receita ou relatório médico), a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, os adolescentes de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas e, por último, os professores da rede pública e privada (apresentar crachá funcional ou holerite). A estimativa é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação.

A vacina é contra indicada para pessoas com história de reação alérgica prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Reações anafiláticas graves a doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.

Caraguá

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba estarão abertas neste sábado (12/05), das 8h às 17h, para vacinar pessoas do grupo prioritário contra Gripe (Influenza) e a população contra a Febre Amarela. Além das salas de vacinas em unidades, haverá stands de vacinação no Shopping Praia Caraguá, das 10h às 17h, no Serramar Shopping, das 14h às 21h e na Praça Cândido Mota, das 8h às 17h.

Até a última quinta-feira, 55.153 pessoas foram vacinadas contra Febre Amarela, o equivalente a 61,65% do público alvo. A maior cobertura contra a Influenza, até o momento, foi registrada entre os idosos, que já atingiram um total de 55,25% de vacinados, o equivalente a 6.451 vacinados.

Ainda contra Influenza, Caraguatatuba registrou 303 doses aplicadas em crianças, o equivalente a 4,33% deste segmento; trabalhadores de Saúde atingiram 27,81% de cobertura com 786 doses aplicadas; gestantes haviam recebido 106 doses, equivalente a 8,22%; outras 30 doses da vacina contra Gripe já haviam sido aplicadas em puérperas, o que eleva a cobertura deste público para 14,15%.

Em todo o Estado de São Paulo, a expectativa é vacinar contra o vírus Influenza 10,7 milhões de paulistas, o que corresponde à meta de 90% da população-alvo definida para a campanha.

Ubatuba e Ilhabela

Um total de 19 postos de saúde, duas escolas e uma tenda fixa no Calçadão do Centro de Ubatuba aplicam neste sábado, das 8 às 17 horas, a vacina contra o vírus da gripe Influenza (tipo A – H1N1 e H3N2 – e tipo B). As equipes de Estratégia de Saúde da Família e da Vigilância em Saúde já estão vacinando idosos, indígenas, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e crianças. A partir da quarta-feira, 9, começam também a vacinar as pessoas com doenças crônicas, professores e demais trabalhadores da rede pública e privada de ensino.

Para ser imunizado, basta comparecer a um dos locais listados, levando um documento, carteirinha de vacinação e, no caso de pacientes com doenças crônicas, receita de medicamentos que toma. A vacina contra Influenza é oferecida nos mesmos horários da vacinação contra a febre amarela. Ambas as vacinas podem ser tomadas conjuntamente. Há um total de 11 casos notificados como suspeita de Influenza em Ubatuba, dos quais um é o de uma criança que foi a óbito. Desse total, a Vigilância em Saúde recebeu retorno de apenas um dos exames, que deu negativo para a gripe Influenza. Desse total, há três crianças internadas na Santa Casa e uma no hospital regional de Taubaté.

Já em relação à Febre Amarela, há um total de 23 casos notificados em 2018. Desses, oito deram positivo para a doença, 10 negativo e cinco aguardam resultado. Dos oito confirmados, três são de moradores do Camburi, Monte Valério e Sertão do Ubatumirim  que foram a óbito. No momento, a cobertura vacinal contra a febre amarela é de 71%. A meta para garantir a máxima proteção da população é de 95% de cobertura. Para atingi-la, ainda é preciso vacinar um total de 18 mil pessoas.

Ilhabela participará da campanha nacional com a vacinação em todos os postos da cidade. 

 



Últimas Notícias