Prefeitura de Caraguá faz vacinação de bezerras contra a "Brucelose Bovina"


Postado em: 07/05/2018

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba disponibiliza durante o mês de maio um médico veterinário para aplicar vacinas contra brucelose bovina, especificas para bezerros do sexo feminino. Para fazer a vacinação, os pequenos produtores pecuaristas cadastrados devem ligar para a própria secretaria e agendar a data para a vacinação, indicando a quantidade de bezerras a serem vacinadas.

A aplicação feita pelo veterinário disponibilizado pela Prefeitura é gratuita. A vacinação é realizada uma única vez (dose única) em bezerras com idade entre 3 a 8 meses. É proibido vacinar fêmeas acima de oito meses e machos de qualquer idade.

A vacinação contra brucelose é obrigatória e só pode ser aplicada sob a responsabilidade de médicos veterinários cadastrados na Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo. Em novembro haverá outra ação para novas bezerras ou para quem não conseguiu aplicar em maio.

A brucelose é uma doença transmissível ao ser humano, além de ocasionar consideráveis perdas econômicas do rebanho bovino devido à ocorrência de abortos e consequentemente queda na produção de leite. O prazo para agendamento das vacinações é até 19 de maio, pelo telefone 3897-2530.



Últimas Notícias