Divulgação/PMU

Ubatuba confirma mais um caso de febre amarela; há 11 casos em investigação



Postado em: 23/04/2018


A Vigilância em Saúde de Ubatuba recebeu no final da tarde de sexta-feira (23) os resultados de quatro dos 15 casos suspeitos de febre amarela do município. Foram descartados três casos – de pacientes da Estufa II, do Parque dos Ministérios e do Centro – e confirmado um caso do Sertão do Ubatumirim.

Ainda há outros 11 casos em investigação que aguardam o exame, inclusive o de dois óbitos suspeitos e o de um paciente que continua internado no hospital Emilio Ribas, em São Paulo.

Por enquanto, Ubatuba tem um caso confirmado de óbito humano por febre amarela, que é de um homem de 41 anos do Sertão do Ubatumirim que também não tinha tomado vacina. Também há um macaco bugio morto, positivo para febre amarela, que foi encontrado no Núcleo Picinguaba do parque da Serra do Mar, também na região norte.

A secretaria de Saúde de Ubatuba continua as ações de imunização contra a doença em pontos volantes e fixos. Nesta semana, a vacinação continua a ser oferecida diariamente pelas equipes de saúde no Calçadão do Centro, das 9h às 17h, e em várias unidades de saúde, nos mesmos horários da vacinação contra a gripe Influenza (tipo A – vírus H1N1 e H2N3 – e tipo B).

O relatório parcial de vacinação divulgado na quinta-feira, 19,  aponta uma cobertura vacinal de 67%, o que correspondia a 49.909 doses aplicadas. Ainda havia um total de 22 mil pessoas a imunizar, já descontando cerca de 2 mil que não podem tomar a vacina. Esse número caiu para cerca de 21,5 mil após a vacinação feita no sábado, 21, quando foram aplicadas um total de 468 doses, considerando tanto os postos volantes na região Oeste quanto os fixos, no Centro.



Últimas Notícias