Em nota, Prefeitura de Ilhabela aponta que operação da PF investiga contrato de 2014 da coleta de lixo



Postado em: 19/04/2018


Em nota, Prefeitura de Ilhabela aponta que operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta quinta-feira (19/4) investiga possíveis irregularidades em contrato celebrado em 2014 com a empresa prestadora de serviços de coleta de lixo no município de Ilhabela. Ainda na nota oficial, a prefeitura informou que já havia aberto processo administrativo para apuração de irregularidades. 

O prefeito Márcio Tenório informou que apoia todo o trabalho de apuração da PF na cidade e colocou o setor e documentos à disposição. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, ele mantêm sua agenda do dia e está desde as 8h atendendo a população. Em Ilhabela, os policiais federais estiveram na sede da Secretaria de Meio Ambiente, no Paço Municipal. 

Durante a tarde, a Prefeitura de Ilhabela divulgou mais uma nota sobre o assunto. "Com relação à ação da Polícia Federal hoje (19/4), em Ilhabela, reiteramos que tudo começou com o cumprimento em 2015, de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado entre a empresa (Peralta), o MP (Ministério Público) e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), no qual a estatal relacionou itens a serem adequados pela prestadora de serviços. Por isso, o mandado de busca e apreensão emitido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para a operação policial tem o objetivo de apurar possíveis irregularidades nos processos administrativos iniciados em 2015 de prestação de serviços executados na coleta e destinação de resíduos sólidos".

Ainda na nota oficial, a prefeitura informa que "a atualização dos valores do novo contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa, ocorreu por conta da ampliação dos serviços e consequentemente das tonelagens produzidas no município. E o aumento da tonelagem se deu para atendimento de exigência constante no TAC firmado pela administração passada com o MP. Na execução do serviço, ficou claro que a nova empresa (Negreiros Souza Ltda), demonstrou condições para atender as necessidades dos serviços públicos, tanto que o Tribunal de Contas do Estado não se manifestou contrário". O Radar Litoral não conseguiu contato com a empresa citada. 

"Operação Prelúdio"

Desde as primeiras horas desta quinta-feira (19/4), conforme matéria do Radar Litoral, equipes da Polícia Federal fazem uma operação em São Sebastião e Ilhabela. Policiais estiveram no Hospital de Clínicas e uma equipe se dirigiu à Prefeitura do arquipélago. A reportagem apurou que esta ação, denominada "Operação Prelúdio", é um desdobramento da "Operação Torniquete"

Em São Sebastião, uma equipe esteve no Hospital de Clínicas de São Sebastião, onde recolheu diversos documentos. Policiais Federais estiveram logo pela manhã na Clínica Pinheiros, localizada na Rua Auta Pinder, próximo ao Supermercado Pão de Açúcar, no Centro. 

A rua em frente à sede da Polícia Federal foi isolada. Já em Ilhabela, policiais federais chegaram antes das 8h na Prefeitura de Ilhabela. No final de novembro do ano passado, a Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal deflagraram  a "Operação Torniquete", que investiga uma possível organização criminosa responsável por irregularidades cometidas em São Sebastião entre 2009 e 2016.

 



Últimas Notícias