Divulgação/Concessionária Tamoios

Concessionária Tamoios realiza plantio de mudas de palmeira juçara no Parque Estadual da Serra do Mar


Postado em: 16/04/2018

A Concessionária Tamoios realiza o plantio de mais de 7 mil mudas de palmeira juçara (Euterpe edulis) no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar - PESM.  A ação acontece até o final deste mês e visa enriquecer a Unidade de Conservação numa área de aproximadamente 6,2 hectares.

Após o plantio, haverá monitoramento e manutenção das mudas. Serão realizadas diversas práticas, tais como a reposição das falhas de plantio e o tratamento necessário para o pleno desenvolvimento das espécies.

“É imprescindível colaborar para a preservação do Parque Estadual. Inclusive, nossos empregados e terceirizados que trabalham dentro do parque passam por uma capacitação feita pela gestão do PESM, já tendo sido realizados quase 2 mil treinamentos desde o início da concessão em 2015”, afirma Flávio Café – gerente de Meio Ambiente da Tamoios.

A palmeira juçara é original da Mata Atlântica e a preservação da espécie é essencial para a manutenção da floresta e dos animais, já que alguns deles se alimentam do fruto da palmeira. É o caso da jacutinga, ave também ameaçada de extinção que vive no Parque Estadual da Serra do Mar. Coletar plantas como orquídeas, bromélias e palmito é crime.



Últimas Notícias