Lei pode proibir uso de "canudinhos" de plástico no comércio de Ilhabela



Postado em: 12/04/2018


Os 'canudinhos' de plástico podem estar com os dias contados em Ilhabela. A vereadora Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB) e o vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB) apresentaram na sessão da Câmara na última terça (10/4) o projeto de lei 20/2018, que proíbe a utilização desses objetos, exceto os biodegradáveis nos estabelecimentos comerciais da cidade.

Conforme a justificativa, o plástico é considerado o principal depredador dos oceanos, causando enorme dano ao meio ambiente. Os canudos, presentes em abundância nas praias, também são fontes de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico e que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

De acordo com projeções divulgadas no Fórum Econômico Mundial de Davos, encontro anual que reúne líderes da economia mundial, até os anos de 2050 haverá mais plástico nos oceanos que animais marinhos, sendo o 'canudinho' um dos maiores responsáveis pela estatística. "Um simples canudinho de plástico pode causar um grande dano às espécies marinhas, especialmente às tartarugas. As partículas menores dos canudinhos quando se desfazem também são engolidas pelas várias espécies que são intoxicadas por esse material", argumentam os parlamentares.

O texto do projeto considera a proibição para bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares. Os estabelecimentos mencionados terão o prazo de 180 dias para se adaptarem após a lei ser sancionada. Mas neste momento o projeto foi apenas lido na sessão e encaminhado para as Comissões Permanentes da Câmara que devem emitir pareceres favoráveis ou desfavoráveis. Só então a proposta entrará na pauta para votação.

 



Últimas Notícias