Educação Inclusiva é tema de seminário para professores nesta sexta e sábado em Caraguá



Postado em: 12/04/2018


A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta sexta e sábado (13 e 14/4), na Secretaria de Educação, o I Seminário de Educação Inclusiva. O evento é voltado aos professores da rede municipal de ensino e visa fomentar aspectos de formação, informação e políticas públicas da Educação Inclusiva.

O seminário também vem ao encontro do Dia Nacional da Luta pela Educação Inclusiva (14 de abril), instituído, em 2004, pelo Sistema Conselho de Psicologia, com o intuito de intensificar esforços para promover a inclusão educacional e promover a qualidade do ensino, de maneira democrática e ética, em respeito a multiplicidade humana. Também para atender a sugestão do Plano Municipal de Educação para incluir a data no calendário escolar.

Na sexta haverá palestra "A Educação Inclusiva no município de Caraguatatuba", às 19h30, com Juliane Ribeiro, coordenadora do setor de Educação Inclusiva do município. Às 20h30, a neuropsicóloga, Edivirgem Cristina da Silva, aborda o tema "Transtorno do Espectro do Autismo" e, em seguida, haverá mesa redonda com os participantes.

Já no sábado, o encontro começa às 8h30, com a palestra "A educação do aluno surdo", com a pedagoga Renata Rossi. Às 9h50, o professor doutor, Nelson Serrão, coordenador do curso de Fisoterapita da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS) falará sobre "A Neuroplasticidade na Educação".

Na parte da tarde, os trabalhos serão retomados, às 13h30, com a palestra "A deficiência intelectual no ensino regular", com o psicólogo Nilo Perez. Depois, às 14h30, Nelson Serrão, tratará das "Síndromes Neurológicas". Após os debates haverá encerramento e entrega de certificados.

O I Seminário de Educação Inclusiva é organizado pela Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação. Foram abertas 175 vagas e as inscrições foram efetuadas no link interno divulgado por meio de circular enviada a todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, no dia 5 de abril. As vagas foram completamente preenchidas. 



Últimas Notícias