Divulgação

Entidades realizam limpeza de praia e soltura de tartaruga nesta quarta em Ubatuba



Postado em: 20/03/2018


O Aquário de Ubatuba, em parceria com o Projeto Tamar e o Instituto Argonauta, realiza a primeira limpeza de praias de 2018. O evento acontece nesta quarta-feira (21), às 09h00, na orla do Itaguá e da Praia do Cruzeiro. Os interessados em participar da ação devem realizar a inscrição pessoalmente, no dia do evento, às 8h50 junto aos educadores ambientais, que recepcionarão os convidados na Praça da Baleia.

Na ocasião serão distribuídos materiais de coleta de dejetos e luvas para todos os voluntários, além de ingresso gratuito para um dia de lazer e didática ambiental no Aquário.  A campanha reúne escolas e indivíduos, e já possui 200 crianças confirmadas, em uma série de atividades e programas que melhoram positivamente ambientes locais.

 Para o oceanógrafo e diretor do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo Neto, idealizador de projetos pioneiros como o tanque de contato, reprodução de águas vivas, entre outros, desde a primeira “Limpeza de Praia”, em 1996, as melhorias alcançadas são significativas. “Graças aos esforços dos voluntários interessados os resultados têm sido surpreendentes e isso nos motiva cada vez mais”, destaca o diretor.

Depois da limpeza de praia, o Projeto Tamar realizará uma soltura de tartaruga marinha reabilitada. Segundo Berenice Gomes, Coordenadora do Tamar no estado de São Paulo, de Ubatuba, em parceria com os pescadores, o Tamar já devolveu ao mar mais de 12.600 tartarugas capturadas incidentalmente na pesca, ou encontradas debilitadas e reabilitadas. “Esses resultados só vêm sendo possíveis graças à colaboração das comunidades litorâneas, dos pescadores e da sociedade em geral”, afirma a coordenadora.

Sobre a limpeza de praias

Desde  a sua inauguração em 1996, o Aquário de Ubatuba sempre atuou no sentido de sensibilizar seu público em relação a esta questão. Na época (1996), um cartaz originalmente editado pelo Mote Marine Laboratory dee Sarasota –FL, que o diretor Hugo Gallotrouxe da primeira incursão aos Aquários Americanos foi exposto na instituição. Logo foi observada a importância de uma ferramentacomo esta para a sensibilização do visitante. Após realizar os primeiros mutirões de limpeza de Praia no Litoral Norte em parceria com o Projeto Tamar, bem como o primeiro clean up day, foi pedido uma autorização ao Mote para a publicação em 1997 de um cartaz utilizando-se dos mesmos dados, cartaz este que faz parte de uma campanha permanente sobre o tema, no Aquário de Ubatuba e em todos os Centros de visitantes do Tamar. Já em 1999, ou seja, apenas com 03 anos de existência, a campanha havia atingido mais de um milhão de pessoas.  

Como tema cada vez mais atual e em debate, o lixo no mar é preocupante.  O uso maciço de plásticos é tamanho que os oceanos abrigarão mais detritos plásticos do que peixes em 2050, estima-se pesquisa. A ONU Meio Ambiente também se preocupa com a causa elançou a campanha #CleanSeas, que estimula os governos a aprovarem políticas de redução de plástico, a indústria a minimizar as embalagens plásticas e redesenhar produtos e convida os consumidores a mudarem seus hábitos de descarte antes que danos irreversíveis aconteçam aos nossos mares.

O Aquário de Ubatuba

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 22 anos, completados em fevereiro deste ano de 2018, e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis.

O Aquário de Ubatuba funciona de domingo à quinta-feira das 10h às 20h e sexta, sábado e feriado das 10h às 22h. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP. O telefone para contato é (12) 3834-1382.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar começou a proteger as tartarugas marinhas em 1980. Com o patrocínio da Petrobras desde 1982, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br



Últimas Notícias