Cláudio Gomes/PMC

Polícia Ambiental faz megaoperação em terra e no mar para coibir crimes e alerta pescadores sobre defeso do camarão


Postado em: 03/03/2018

A Polícia Ambiental realizou entre quinta (1°/3) e sexta-feira (2/3) uma megaoperação em todo o Litoral Norte para coibir crimes e infrações ambientais em terra e no mar. Com apoio de equipe do helicóptero Águia e representantes da Fundação Florestal, dezenas de policiais militares ambientais estiveram nas quatro cidades da região para bloqueios em estradas próximo ao Parque Estadual e também ações de fiscalização no mar para alertar pescadores sobre o início do defeso do camarão. 

Toda a operação foi organizada pelo 3° Batalhão de Polícia Militar Ambiental, sob comando e orientação do comandante Tenente Coronel Ferreira Filho e do coordenador operacional Major Araújo Monteiro. Além de enfatizar o período de defeso do camarão, as ações visaram combater os crimes de roubo contra pescadores profissionais, veranistas e esportistas, a chamada "pirataria".

Orientação a pescador sobre período de defeso do camarão (Foto: Cláudio Gomes)

Ações de fiscalização ambiental foram realizadas em terra nos municípios de São Sebastião e Ilhabela, prevenindo a ocorrência de delitos como caça e extração ilegal de palmitos e outros subprodutos florestais.

Também houve o acompanhamento  de representantes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) parceiro no aporte de recursos para as fiscalizações ambientais.  Antes do início da operação, eles participaram de reunião sobre o programa e seus resultados práticos na proteção da Mata Atlântica, junto com o Policiamento Ambiental e a Fundação Florestal.

Ao final foram fiscalizadas nove embarcações, sendo lavradas cinco infrações ambientais no total de R$ 7,5 mil em multas, além de redes apreendidas, totalizando 700 metros de comprimento. Também foram realizados 18 bloqueios no interior do Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual da Ilhabela e suas zonas de amortecimento, com 50 veículos fiscalizados e 80 pessoas abordadas e orientadas.

Ação na entrada do Parque Estadual de Ilhabela



Últimas Notícias