Blocos carnavalescos animam o Carnaval em São Sebastião



Postado em: 26/02/2014


 

Foto: Luciano Vieira/PMSS

Bloco dos Sujos é uma das grandes atrações do Carnaval de São Sebastião

São Sebastião-26/02/2014 - Os tradicionais blocos carnavalescos de São Sebastião vão animar os foliões que poderão brincar e pular em diversos pontos da cidade. Grupos de vários estilos entrarão na avenida para garantir a diversão do público.

Quem abrirá a programação na segunda-feira (3) será o “Bloco da Panela”. O batuque no São Francisco começará já na concentração, em frente à Chicha Bar, a partir das 15h. O desfile pela rua principal do bairro começará às 17h, e a folia prosseguirá até às 21h.

Os blocos, tradicionais na cidade, também vão desfilar na segunda-feira. Folia e chopp se misturam no “Bloco do Barril”, onde durante o desfile, os foliões bebem à vontade, tomam sorvete e seguem com o batuque pela avenida para comemorar o Carnaval. O bloco foi fundado há seis anos.

Ainda na mesma noite, quem entrará em cena com muito ritmo será o “Bloco Guerreiros do Samba”, fundado em outubro 2010 por um grupo de amigos do Itatinga que tinham em comum o amor pelo Carnaval. A concentração será no final da Rua da Praia.

O “Barril” fará um esquenta da folia na abertura oficial do Carnaval, sexta-feira (28), na Praça do Coreto, a partir das 22h, logo após a entrega das chaves da cidade à Corte Momesca, no Viva o Centro. Já o desfile do grupo será na segunda-feira (3), a partir das 21h.

O “Bloco dos Sujos” é um dos mais antigos de São Sebastião e o mais esperado pelo público. Nele, homens vestem-se de mulheres e vice-versa. Bloco histórico no Carnaval sebastianense, o “Sujos” existe desde meados da década de 70 e, de lá pra cá, arrasta uma multidão de mais de 5 mil pessoas todos os anos.

Por ser muito grande, tem um dia especial na avenida, o sábado (1), quando os foliões poderão se dirigir à concentração, em frente à quadra poliesportiva da Vila Amélia, a partir das 20h. O bloco desfilará na Rua da Praia às 22h e pode participar quem quiser.

Em Barra do Una, na Costa Sul, o bloco ‘”Unidos do Cavuka”, irá alegar a noites de Carnaval de sábado (1) a terça-feira (4), a partir das 22h. Criado em 2004 por um grupo de amigos, entre moradores do bairro e veranistas, o “Unidos do Cavuka” possui aproximadamente 350 componentes, entre eles 70 ritmistas na bateria. O bloco visa proporcionar um “Carnaval de paz”, cheio de alegria, união e confraternização.

Já em Boiçucanga, a batucada ficará por conta do bloco “Vai Quem Quer”, que se apresentará na sexta-feira (28), a partir das 19h30. O palco para a festa esse ano, será a Praça Pôr-do-Sol. Para comemorar o tradicional Banho da Dorotéia, no domingo, o bloco voltará às 16h. A festa seguirá até às 20h.

No começo dos anos 80, um grupo de amigos, amantes do Carnaval, se reuniu na casa do caiçara Arlindo de Matos, morador de Boiçucanga. Ele, sua esposa Rosária Conceição de Matos, conhecida como Loira e o também caiçara Gilberto Vila Nova, juntamente com outras pessoas, começaram a batucar nas panelas e objetos metálicos. Daí surgiu a ideia de fundar um bloco da comunidade. E em 1982, o “Vai Quem Quer” entrou na avenida para desfilar devidamente organizado.



Últimas Notícias