Para atrair europeus, Litoral Norte divulga atrativos turísticos na Feira Internacional de Madrid



Postado em: 24/01/2018


Com objetivo de despertar o olhar dos europeus para as belezas do Litoral Norte Paulista, as cidades de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião participaram da 38º Fitur - Feira Internacional de Turismo de Madrid, que terminou no último domingo (21/1), na capital espanhola. Representantes dos municípios estiveram no estande da Embratur. 

A Feira de Turismo de Madrid é o ponto de encontro global para os profissionais do setor e a feira líder para os mercados receptivos. Cerca de 10 mil empresas participaram na edição de 2017, consolidando-se como circuito internacional de reuniões em torno ao mundo das viagens e do turismo.

O salão proporciona uma oportunidade de encontrar diretamente os agentes de viagem e do turismo espanhol para definir estratégias, dinamizar a atividade turística e criar parcerias. Aproximadamente 166 países e regiões e mais de 200 mil visitantes fazem da Fitur um encontro maior para as agências de viagem, as redes de hotéis, companhias aéreas e restaurantes.

A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, contou que a participação do município em feira de internacionais contribui para divulgação da imagem da cidade. "Estamos trabalhando forte, desde o início do ano passado, para elevar o nome de São Sebastião tanto no turismo nacional quanto no internacional. Este trabalho está dando resultados, pois nossa cidade voltou a receber um número bastante expressivo de visitantes nos últimos meses", explicou.

 

De acordo com o chefe de Seção de Planejamento de Projetos Turísticos, Marcelo Suckow, Caraguatatuba já tem um público cativo no Vale do Paraíba e São Paulo, mas é preciso buscar novos nichos. "Nós promovemos ações específicas para essas regiões próximas, mas é preciso pensar grande. Ilhabela é um grande exemplo disso, participa de feiras internacionais há muitos anos. Para colher os frutos é preciso plantar sementes", explicou.

Segundo Suckow, o público estrangeiro já é uma realidade em Caraguatatuba. "Atendemos muitos turistas da América Latina, Europa e Estados Unidos. A gestão tem essa visão, temos investido em divulgação, estrutura e capacitação. As empresas que compõem os serviços de turismo precisam caminhar também na mesma direção. Temos potencial para muito mais", enfatizou.

A Coordenação-Geral de Promoção e Eventos da Embratur aponta que a projeção de retorno sobre o investimento na Fitur 2017 foi mais de 130 vezes e a expectativa para 2018 é de resultados ainda melhores. "Ou seja, o instituto investiu cerca de R$ 772 mil para a participação na feira e foram gerados mais de R$ 106 milhões em negócios para o país", explica o coordenador da área, Diego Feijó.

Nos chamados pavilhões nacionais, as particularidades das regiões são apresentadas aos visitantes da feira, consistindo principalmente de decisões na indústria do turismo, como agências de viagens e associações de turismo. O evento também é considerado a porta mais importante para o mercado latino-americano. “Esta feira é uma das mais importantes do mundo, um mercado para divulgação do município e está dentro da estratégia indicada pelo Plano de Marketing do arquipélago”, explicou o diretor de Promoção Turística, Luis Maio, que representou a Prefeitura de Ilhabela na Espanha. Na oportunidade, Maio também ministrou uma capacitação para agências do trade espanhol, organizada pela Coordenação-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur.

 



Últimas Notícias