Divulgação/PMSS

Prefeitura e Instituto Argonauta criam base de estabilização de animais aquáticos em São Sebastião



Postado em: 12/01/2018


A prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), recentemente firmou parceria com o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, o que permitiu a criação da Base Estabilização de Animais Aquáticosde São Sebastião, localizada no Balneário dos Trabalhadores, que funcionará como uma espécie de “Pronto Socorro” para os animais resgatados.

A Base de Estabilização de São Sebastião, está localizada em uma área cedida pela Prefeitura de São Sebastião, no Balneário dos Trabalhadores, na Região Central, onde está sendo montada uma base de atendimento para estabilização dos animais marinhos atendidos pelo Instituto Argonauta. A obra faz parte do projeto do Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).  

A construção da base de estabilização tem como objetivo ampliar as ações de resgate e reabilitação da fauna aquática na região, ou seja, todos os animais debilitados resgatados nas praias de São Sebastião e Ilhabela, serão encaminhados para a base de estabilização para que recebam atendimento até terem condições para seguir para a base de reabilitação em Ubatuba.

Segundo a bióloga e coordenadora do Instituto, Carla Barbosa, a base de estabilização é estratégica principalmente na temporada. “Com o aumento de fluxo de veículos entre as cidades litorâneas, esta base servirá como um ‘Pronto Socorro’ onde o animal passará por uma triagem antes de ser encaminhado para o Centro de Reabilitação”.

Carla disse ainda que a Base de Estabilização aumenta as chances de sobrevivência e consequente reintrodução dos animais marinhos atendidos ao seu habitat natural. A Base contará com uma área de Educação Ambiental para atendimento das escolas municipais, além de atender turistas e a comunidade local.

Entre os projetos desenvolvidos pelo instituto estão o Centro de Triagem de Animais (CETAS), o Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos – (CRETA), ambos em Ubatuba, e a Base de Estabilização de Animais Aquáticos de São Sebastião.

 

Sobre o Instituto

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba. Foi criado para incentivar a obtenção de recursos para projetos de pesquisa voltados à preservação do oceano. Com sede em Ubatuba, o Instituto desenvolve suas atividades por todo o Litoral Norte.

Há 20 anos desenvolve atividades de preservação da fauna marinha e como o próprio logotipo representa, o argonauta animal que também pode ser visualizado como o guerreiro Argonauta da mitologia grega. O Instituto tem dentre seus principais objetivos a questão sócio-ambiental, como incentivar, promover, desenvolver e apoiar a cultura, a educação, a pesquisa e a conservação ambiental, e ações voltadas à defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente.

O Instituto realiza diariamente o monitoramento das praias da região, contando com uma equipe de 18 pessoas, entre técnicos, veterinários, monitores e auxiliares que atuam em prol do ambiente marinho diretamente no município.

A equipe do Instituto Argonauta recomenda que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Se avistar um animal marinho, vivo ou morto ligue para os números: 0800 642 3341; Whatsapp 12 99735-9167 e 12 99705-6506.  

 



Últimas Notícias