Radar Litoral

Contribuintes relatam dificuldade para pagar IPTU de São Sebastião “na boca do caixa”; Prefeitura cobra adequação de bancos



Postado em: 09/01/2017


O Radar Litoral tem recebido queixas de moradores de São Sebastião que não conseguiram efetuar o pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) diretamente nos caixas dos bancos conveniados. Conforme os relatos, o serviço somente estaria disponível em caixas eletrônicos, ou seja, somente quem possui conta na instituição bancária consegue efetuar o pagamento. A Prefeitura informou que os bancos conveniados são Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú e que, conforme o chamamento realizado no ano passado, todos devem receber o pagamento do tributo tanto no eletrônico quanto no presencial, e que cobra as adequações.

Um dos moradores entrevistados pelo Radar Litoral relata que muitas pessoas têm optado pelas lojas de departamento, porém, na maioria dos casos só consegue efetuar o pagamento parcelado em razão do valor. “Quem não é cliente das agências não consegue pagar, empurrando o povo para as lojas, como a Casas Bahia, onde o limite de recebimento de boleto é de R$ 1,2 mil. No meu caso, com imposto de R$ 1,8 mil não consigo pagar o valor total com o desconto de 20%”, relata o morador, que enfrentou mais de 1 hora e meia de fila.

Prefeitura esclarece

A Prefeitura de São Sebastião informa que, no ano passado, fez um chamamento para a rede bancária visando o recebimento do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano em 2018. Atenderam a esse chamamento as seguintes instituições financeiras: Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú.

De acordo com o diretor da Receita da prefeitura, Márcio Jorge, a administração elevou o pagamento da tarifa paga ao banco para o recebimento do tributo e, em contrapartida, as instituições ficaram encarregadas de receber o imposto tanto no caixa presencial quanto no sistema eletrônico.

A Prefeitura confirma que “alguns munícipes estão encontrando dificuldades para pagar o tributo presencialmente nas agências”. Marcio Jorge informou que a prefeitura está fazendo “diariamente solicitações aos bancos” para o recebimento do tributo nas duas opções (eletrônica/presencial).

“Por enquanto o único a receber presencialmente é o Santander, que já o fazia no ano passado. Os demais estão adaptando seus sistemas para receber o tributo também na boca do caixa. Essa é uma questão interna dos bancos que não podemos interferir diretamente, embora tenhamos tomado as providências para facilitar o pagamento do contribuinte”, explicou o diretor da Receita.

Ainda segundo a prefeitura, o recebimento de tarifas na rede bancária somente no sistema eletrônico é uma tendência que ocorre já há alguns anos, inclusive no pagamento de contas tradicionais como as de água, energia elétrica e telefone. “O mesmo ocorre nas demais cidades do Litoral Norte. Contudo, estamos fazendo o possível para que o nosso contribuinte tenha mais facilidades na hora de quitar o seu tributo”, finalizou.

 



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