Secretário Estadual do Meio Ambiente destaca força do ecoturismo durante lançamento do "Verão no Clima" no Litoral Norte


Postado em: 07/01/2018

O secretario de Estado de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, visitou o Litoral Norte neste sábado (6/1) e destacou a força do ecoturismo na região. Ele esteve nas cidades de São Sebastião e Caraguatatuba para o lançamento do projeto "Verão no Clima".

Em São Sebastião, acompanhado do prefeito Felipe Augusto, o secretário participou de duas atividades ambientais. A primeira delas foi percorrer a trilha que dá acesso à cachoeira do Ribeirão de Itu, localizada em Boiçucanga, na costa sul da cidade e na sequencia visitar a praia de Juquehy onde está um dos pontos fixos do projeto.

A trilha que conta com um percurso de 1,2 quilômetros até a primeira cachoeira popularmente conhecida como hidromassagem recebeu intervenções da Secretaria de Serviços Públicos com supervisão da Secretaria de Turismo e dos técnicos da Fundação Florestal e do Parque Estadual da Serra do Mar.

Para o secretário de Estado, o compromisso do governo municipal com o turismo e o meio ambiente é muito bom. "Dá para ver o compromisso desta gestão com o meio ambiente em uma cidade como São Sebastião onde o turismo é a válvula principal econômica. É muito bom saber que a cidade também está preocupada com a preservação da nossa mata e de nossas praias", destacou Brusadin.

Durante o encontro, o secretário aproveitou para anunciar a doação de uma máquina trituradora de galhos para auxiliar nas intervenções do Município. "Como pudemos notar o ecoturismo é muito forte em São Sebastião e nós queremos contribuir com isso e já decidimos aqui, diante da solicitação do prefeito e dos vereadores, fazer a doação de um triturador de galhos", frisou.

O prefeito Felipe Augusto aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso da atual gestão com o fortalecimento do ecoturismo. "Estamos muito felizes em receber a visita do secretário Maurício Brusadin que veio até São Sebastião para acompanhar de perto um pouco do nosso trabalho e conhecer as nossas belezas naturais. Hoje marcamos o inicio da retomada de todas as atividades turísticas voltadas para as trilhas ambientais", finalizou.

A Trilha

A Trilha da cachoeira do Ribeirão de Itu segue sempre paralela ao rio, até chegar a cachoeira que possui duas quedas. A primeira é composta por duas partes: a Hidromassagem e a Pedra Lisa, sendo que esta considerada a mais alta da cachoeira da trilha. O passeio é indicado para o público em geral até a primeira cachoeira. Para a segunda parte, aconselha-se o trajeto ser feito por adultos com bom condicionamento físico.

Verão no Clima

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e conta com a parceria de 16 cidades do litoral de São Paulo. As atividades serão feitas em pontos fixos, o que é o caso das praias de Maresias e Juquehy, na Costa Sul e em ações itinerantes sempre de quinta a domingo até o dia 14 de fevereiro.

No primeiro final de semana do projeto, de 4 a 7 de janeiro, a praia da Cigarras, na Costa Norte, recebeu as equipes de monitores que farão a orientação dos turistas e moradores sobre a importância de praticar hábitos corretos de descarte e redução de resíduos. Já no dia 21 de janeiro está prevista a realização de um Mutirão de Limpeza no mangue do Araçá das 8h às 12h. Segundo o Governo do Estado, as atividades serão realizadas em mais de 60 praias de 16 Municípios do litoral paulista.



Últimas Notícias