Divulgação

Projeto “Verão no Clima” começa nas praias de Maresias e Cigarras


Postado em: 04/01/2018

Com uma extensa programação que inclui mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, tendas temáticas e abordagens de monitores ambientais começou oficialmente nesta quinta-feira (04/01) o “Verão no Clima”. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e conta com a parceria da Prefeitura de São Sebastião juntamente com outras 15 cidades do litoral de São Paulo.

As atividades são feitas em pontos fixos, o que é o caso das praias de Maresias e Juquehy, na Costa Sul e em ações itinerantes sempre de quinta a domingo até o dia 14 de fevereiro.

No primeiro final de semana do projeto, de 04 a 07 de janeiro, a praia da Cigarras, na Costa Norte, recebe as equipes de monitores que farão a orientação dos turistas e moradores sobre a importância de praticar hábitos corretos de descarte e redução de resíduos.

Já no dia 21 de janeiro está prevista a realização de um Mutirão de Limpeza no mangue do Araçá das 8h às 12h.

Segundo o Governo do Estado, as atividades serão realizadas em mais de 60 praias de 16 Municípios do litoral paulista.

No projeto deste verão, o grande diferencial será a introdução do tópico mudanças climáticas e a chamada “pegada de carbono”, que mede a quantidade total das emissões de gases do efeito estufa (GEE) causadas direta e indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto. O tema está presente na concepção da operação, idealizada com a preocupação de reduzir as emissões de GEE, tanto na logística de transporte, como na confecção de material de apoio. Este ano, por exemplo, não haverá a distribuição de sacolas de plástico nas praias para o acondicionamento de lixo.

O projeto foi criado pela SMA, com apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Fundação Florestal, e parceria das prefeituras municipais e entidades não governamentais (ONGs).

Projeto

A iniciativa do “Verão no Clima” inspirou-se no conceito do projeto Operação Praia Limpa iniciado em 1987, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e desenvolvido durante nove anos pela Secretaria de Meio Ambiente e, posteriormente, absorvido pelas prefeituras em ações locais para conscientizar os turistas e frequentadores das praias da necessidade de mantê-las limpas, evitando, assim, a propagação de doenças e a degradação do meio ambiente.

Para o secretário adjunto de Meio Ambiente de São Sebastião, Auracy Mansano, toda a campanha se resume a uma frase. “Verão no clima Ambiental, menos lixo e mais vida”, disse.

De acordo com a coordenadora do projeto Verão no Clima e representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Maria de Lourdes Rocha Freire, a ideia a partir deste ano é conscientizar a população da importância do cuidado com o seu próprio lixo nas praias. “Nosso objetivo é preparar uma campanha 100% limpa e preservando o Meio Ambiente para isso todo o nosso material de divulgação será feito em redes sociais, internet e sem a impressão de materiais gráficos ou de sacolinhas, afinal, a nossa ideia é de conscientizar a população a cuidar do seu próprio lixo levando consigo as sacolas para retirada deles da praia”, explicou Maria Luiza.

 Ações Itinerantes

Praia da Cigarras

De 04 a 07/01

 Praia de Barequeçaba

11 a 14/01

01 a 04/02

 

Praia de Guaecá

18 a 21/01

25 a 28/01

08 a 14/02

 Pontos Fixos

Praia de Maresias – 04/01 a 14/02

Praia de Juquehy – 04/01 a 14/02



Últimas Notícias