Arnaldo Klajn/PMSS

Programa Praia Acessível garante verão para todos em São Sebastião


Postado em: 04/01/2018

A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, dá sequência neste mês de janeiro ao Programa Praia Acessível, que permite o acesso dos banhistas com deficiência ao mar.

No município, o programa funciona no Balneário dos Trabalhadores (Praia Grande), na Região Central, por conta da estrutura que o local oferece, com banheiros e chuveiros.

No verão, o horário de atendimento do Praia Acessível é das 9h às 17h, de terça a domingo. Ao longo do ano, o atendimento é realizado aos sábados e domingos.

“Essa parceria Município/Estado proporciona às pessoas com deficiência a oportunidade de desfrutar de uma estadia na praia com condição de tomar banho de mar e se locomover de forma eficiente, garantindo bem estar e satisfação a estas pessoas”, disse o secretário de esportes, Ricardo Rosa.

O Programa

O Programa Praia Acessível oferece cadeiras anfíbias, especialmente desenvolvidas para garantir a quem tem deficiência o acesso ao banho de mar.

Lançado em 2010, funciona em parceria com as prefeituras dos municípios em 26 praias do litoral e interior do Estado de São Paulo. O objetivo é oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia, do banho de mar e de rios com segurança e dignidade. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras pelas equipes de suporte do programa.

As cadeiras utilizadas são chamadas de “anfíbias” por serem fabricadas com pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade do mar não perigosa. Existe facilidade na transferência da cadeira de rodas para a cadeira anfíbia porque os braços são removíveis.



Últimas Notícias