Cláudio Gomes/PMC

Simulado de incêndio reúne Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil, Polícia Militar e Trânsito em Caraguá



Postado em: 22/12/2017


Na manhã desta quinta-feira (21/12), o Corpo de Bombeiros, em parceria com a Polícia Militar, SAMU e Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil de Caraguatatuba, promoveu um simulado de salvamento de vítimas de incêndio.

A ação foi realizada em um prédio de apartamentos, no cruzamento das Avenidas Rio Grande do Sul com José Antônio Domiciano, no bairro Jardim Primavera, região central de Caraguatatuba.

Participaram 23 bombeiros e 17 integrantes do Samu, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Também estiveram em ação cinco funcionários da Secretaria de Trânsito, cinco da Defesa Civil, dois policiais militares, além de 10 pessoas que se passaram por vítimas (seis do Grupo de Artilharia de Campanha-GAC e quatro munícipes).

A proposta do simulado é treinar ações de combate ao fogo, resgate, triagem e atendimento das vítimas, desde o local do acidente até a entrada dos pacientes no Pronto Atendimento.

As 10 vítimas, devidamente maquiadas simulando ferimentos e queimaduras, foram dirigidas até o quarto andar do prédio, a cerca de 15 metros de altura. De lá, elas aguardaram o salvamento, que foi feito com três viaturas do Corpo de Bombeiros, entre elas a de salvamento aéreo, entregue em outubro deste ano à cidade. Outras viaturas também foram colocadas à disposição durante o simulado: do SAMU, da Polícia Militar, da Defesa Civil e do Trânsito.

Segundo o Capitão Newton Kruger, o objetivo maior do treinamento é colocar em prática as técnicas necessárias para a realização segura e efetiva do salvamento. "Além disso, queremos promover a integração entre os órgãos citados, que juntos atendem a todas as ocorrências de urgências e emergências em Caraguatatuba".

O vice-prefeito e secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Capitão Campos Junior, reforçou a importância da operação, agradecendo a todos os envolvidos.



Últimas Notícias