Beto/CMSS

Operação Verão: Litoral Norte conta com o reforço de mais de 570 policiais militares



Postado em: 21/12/2017


O Litoral Norte já conta com mais de 570 policiais militares e 69 viaturas que atuam na Operação Verão 2017/2018. A apresentação oficial do reforço ocorreu nesta quarta-feira (20), nas quatro cidades da região. A operação tem o término previsto para 16 de fevereiro de 2018, sexta-feira após o Carnaval.

O 20º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) é o responsável pelo policiamento no Litoral Norte. O reforço se juntará ao efetivo de mais de 414 policiais militares e 94 viaturas que já atuam na área do Batalhão. Para viabilizar o reforço, as prefeituras da região são responsáveis pela estadia e alimentação dos policiais.

Os policiais militares reforçarão o policiamento, sendo empregados em diversas modalidades de policiamento, como Patrulhamento Ostensivo a Pé, Patrulhamento com Bicicletas, Policiamento com apoio de Motocicletas, o Radiopatrulhamento, Bases Comunitárias Móveis e Força Tática.

Caraguatatuba

Aguilar Júnior afirmou que a Prefeitura se esforça para atender bem os policiais (Foto: Luís Gava/PMC)

Em solenidade realizada no Teatro Mário Covas, foram apresentados 192 policiais militares para viabilizar o projeto e reforçar a segurança do município. Além disso, Caraguatatuba contará com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), uma carreta dotada de um sistema de câmeras cujo sistema permite desde a simples identificação de pessoas até o monitoramento de áreas.

De acordo com o comandante do 20º BPM/I, tenente coronel César Eduardo Ferreira, duas datas durante a operação são de extrema preocupação para a PM. “As grandes demandas são a Virada do Ano e o Carnaval. Os finais de semana também merecem atenção”.

O comandante aproveitou para ressaltar a importância da parceria com a Prefeitura. “É impossível fazer essa operação sem o apoio da Prefeitura. Agradeço ao prefeito Aguilar Junior pelo esforço durante todo este ano, pois conseguimos reduzir todos os indicadores criminais no município”, disse.

Já o prefeito Aguilar Junior afirmou sempre trabalhar ao máximo para ajudar a PM. “A prefeitura sempre se esforça para atender bem os policiais. Estamos colaborando com melhorias no alojamento e na alimentação de deles para que possam trabalhar e garantir a segurança da nossa população. Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance, pois sei que a PM sempre ajudará os munícipes”.

São Sebastião

Felipe Augusto ressaltou a estrutura de segurança do município (Foto: Beto/CMSS)

São Sebastião conta com um reforço de 174 policiais. Deste total, 134 são de infantaria, 22 bombeiros e 18 policiais rodoviários. Além disso, também haverá o reforço de 35 novas viaturas que auxiliarão no patrulhamento das ruas.

Na apresentação do reforço, ocorrida na tarde de quarta-feira, na Rua da Praia, o prefeito Felipe Augusto, afirmou que “estamos orgulhosos em receber os policiais e sermos parceiros da PM, que combate o crime e defende o cidadão”. Ele citou que a população de 85 mil habitantes quintuplica na temporada de verão e que o município tem 96 câmeras de monitoramento que cobrem a região central e que o serviço será expandido para as costas norte e sul. “Temos ainda a Defesa Civil, a GCM (Guarda Civil Municipal) e fazemos diversas operações com a PM. No que depende da Prefeitura, bandido não se cresce em São Sebastião”, afirmou o prefeito.

O comandante do Batalhão, coronel César Eduardo Ferreira, falou da importância do reforço e destacou a grande parceria com a Prefeitura de São Sebastião.

Ilhabela

Márcio Tenório ressaltou a criação do Departamento Municipal de Segurança (Foto: Ronald Kraag)

Os 76 policiais militares que reforçarão a segurança de Ilhabela durante a temporada de Verão foram recepcionados nesta quarta-feira, no auditório do Paço Municipal da Prefeitura, pelo prefeito Márcio Tenório e autoridades civis e militares.

O tenente Adriano Diniz, comandante do Pelotão da Polícia Militar em Ilhabela, disse que as bases localizadas na Vila e na região sul darão suporte aos policiais do reforço. Ele elogiou a estrutura oferecida pela prefeitura para a estadia dos policiais.

Diniz informou que serão 112 policiais nesta temporada, sendo 76 do reforço.

Serão realizadas também vistorias no trânsito, com blitz em vários pontos da cidade. Além disso, haverá policiamento de bicicleta ao longo de toda a orla.

Além do tenente Adriano Diniz, o comando da operação terá ainda os tenentes Cesário e Rosimeire.

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, ressaltou a criação do Departamento Municipal de Segurança, ligado ao Gabinete, e que tem como diretor o sargento Reginaldo Pereira. "Quero dar boas vindas aos policiais militares, que terão aqui em Ilhabela uma extensão de suas casas", disse Tenório, salientando a qualidade da estrutura oferecida para a estadia dos policiais.

Ubatuba

Em Ubatuba, são 170 homens da Polícia Militar que chegam para aumentar a segurança na cidade. Além disso, o helicóptero Águia, que atenderá todo o Litoral Norte, ficará baseado em Ubatuba.

O policiamento no Litoral Norte ainda contará com o apoio de Batalhões Especializados como o Batalhão de Policiamento Ambiental, Batalhão de Policiamento Rodoviário e o Batalhão de Ações Especiais de São José dos Campos (3º BAEP), além da presença dos helicópteros do Grupamento Aéreo das bases de São Paulo e São José dos Campos.



Últimas Notícias