Porto de São Sebastião terá simulado de derramamento de óleo no mar nesta terça



Postado em: 18/12/2017


A Companhia Docas de São Sebastião realiza nesta terça (19/12), das 8h30 às 12h30, o 5 º Exercício Simulado Prático de Atendimento à Emergências do Porto Organizado de São Sebastião. O objetivo é simular as ações de atendimento às vítimas e à contenção e recolhimento de óleo no mar neste tipo de emergência.

Durante o simulado, haverá a movimentação de embarcações e uso de barreiras de contenção nas imediações do porto, na área de atracação e no canal de São Sebastião. O sistema de travessias São Sebastião/Ilhabela, operado pela DERSA, funcionará normalmente.

O exercício contemplará procedimentos adotados pela Companhia, considerando as ações de contenção e recolhimento de óleo, proteção das áreas sensíveis, assim como o plano de comunicação, estrutura e o tempo de resposta no controle da emergência. Esta ação fecha o ciclo anual de exercícios práticos e de simulados de atendimento à emergências do Porto de São Sebastião e contará com a presença do IBAMA, CETESB e Marinha do Brasil, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, GAEMA do Ministério Público Estadual e a comunidade vizinha ao Porto.

O Porto de São Sebastião ocupa a 3ª posição, entre os 30 portos brasileiros, no Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). É também o primeiro e único porto público a conquistar a certificação internacional ISO 14.001, que comprova a sua qualificação para toda a atividade de administração, exploração e operação em relação as questões ambientais. 



Últimas Notícias