Divulgação

São Sebastião recebe pela segunda vez em 2017 a Caravana do Esporte e Caravana das Artes


Postado em: 05/12/2017

Com participação da atleta olímpica do vôlei de praia, Talita Antunes, do campeão mundial de skate, Rony Gomes, e do cantor e músico da Banda Aláfia, Eduardo Brechó, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes estarão em São Sebastião, de quarta a sexta-feira (6 a 8), com atividades gratuitas voltadaspara alunos e professores da rede pública de ensino e para profissionais de esportes e artes do município.

O campo do Boiçucanga Futebol Clube foi escolhido para sediar a Arena Caravana, que chega à Costa Sul com patrocínio da EDP e do Instituto EDP e apoio da Fundação Cultural Deodato Santana e das Secretarias da Educação, de Esportes e do Turismo de São Sebastião.

As crianças vão participar em rodízio das estações esportivas de tênis, basquete, vôlei, slackline, atletismo, jogos esportivos, futebol e skate, na Caravana do Esporte. Na Caravana das Artes, as crianças terão música, dança, vivência com instrumentos musicais alternativos e sessões exclusivas do Cinema Disney Caravana.

 A comunidade também poderá vivenciar as ações dos projetos.

Na quarta-feira (6) às 16h, o livro Surf Para Todos será lançado na Arena Caravana, com presença do especialista em esporte educacional e professor de Educação Física, João Batista Freire.

Às 20h, as Caravanas abrem a maior tenda dos projetos no campo do Boiçucanga F.C. para o Show da Caravana, gratuito e aberto à comunidade, com Eduardo Brechó,  Renata Jambeiro, Luciana Oliveira e a Banda da Caravana.

Sessões noturnas gratuitas do Cinema Disney, nas noites de quinta (7) e sexta (8), às 19h30, completam a estratégia das Caravanas de esporte e arte para todos.

Arena de esportes e artes e capacitação de professores e adolescentes

Enquanto as crianças brincam na Arena Caravana, professores e coordenadores da rede municipal de ensino, professores e monitores de núcleos de esportes e das oficinas culturais participam de cursos de formação em esporte e em arte educacionais, oferecidos gratuitamente pelos projetos.

A diretora-geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, Adriana Saldanha, destaca que "as Caravanas pretendem contribuir para que a arte e o esporte estejam presentes no currículo e no dia-a-dia das escolas, por meio da formação de professores e do atendimento direto das crianças".

"As Caravanas proporcionam aos participantes mais que momentos de lazer, elas valorizam a cultura, a arte e a importância da prática de esportes. Chegamos ao final de mais um ano apoiando este projeto que transforma a vida das pessoas, valorizando o potencial de estudantes e professores", afirma Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

A partir desta quarta-feira (6) até sexta-feira (8), a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes vão realizar cursos de formação com as metodologias "Esporte Educacional" e "Viva com Arte" nas dependências da Escola Municipal Professor Antônio Luiz Monteiro, na Estrada do Cascalho, em Boiçucanga. Também estão previstas: oficina de literatura para adolescentes; experiências com práticas pedagógicas e materiais esportivos e de artes diferenciados e atendimento de alunos da rede pública na Arena Caravana, espaço temático montado especialmente pelos projetos.

Já a Oficina Jovens Autores mobilizará cerca de 40 alunos do 9* ano da Escola Municipal Prof. Antônio Luiz Monteiro, com uma metodologia inovadora. Os jovens  vão participar de seis oficinas, com exercícios dinâmicos e divertidos ministrados pela equipe de literatura do Instituto Mpumalanga, com leitura, contação de histórias e técnicas de escrita.                                   

Sobre as Caravanas 

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes têm patrocínios da EDP,  Otis,  Mondelēz Brasil, Itaú e Rede. São projetos de responsabilidade social da ESPN, da DISNEY e do UNICEF, em parceria com o Instituto Mpumalanga e com o Instituto Esporte & Educação. Com 12 anos de atuação, os projetos já passaram por mais de 150 municípios de todo o Brasil. Em São Sebastião, os projetos contam com apoio da Prefeitura municipal, por meio da Fundação Cultural Deodato Santana e das Secretarias da Educação, de Esportes e do Turismo.

Serviço:

Abertura: 06/12/2017 -  08h00 – local- Arena Caravana – Campo do Boiçucanga Futebol Clube – Rua da Pousada, 3, trav. da Estrada do Cascalho- Boiçucanga/São Sebastião-SP

Formação de Professores – dias 6,7 e 8/dezembro -- Esporte Educacional e Viva com Arte - Turma 1 – das 08h às 11h30, e Turma 2 – das 14h às 17h30 – local: EM Prof. Antônio Luiz Monteiro.   End- Estrada do Cascalho, 1409- Boiçucanga. Salas 2, 4 e 6.

Oficina Jovens Autores – dias 6,7 e 8/dezembro, das 08h às 17h (integral). Local- Sala de Informática da EM Prof. Antônio Luiz Monteiro

Diplomação e encerramento – 8 de dezembro– 17h – Local: Arena Caravana.



Últimas Notícias