André Santos/PMSS

Programação da Semana da Pessoa com Deficiência vai até sábado em São Sebastião


Postado em: 28/11/2017

Com uma programação repleta de atividades segue até o próximo sábado (2/12) a primeira edição da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de São Sebastião. A abertura oficial do evento aconteceu no inicio da noite de segunda-feira (27/12) no Teatro Municipal da cidade.

Com a plateia repleta de estudantes, idosos e pacientes dos centros de Reabilitação e de Atenção Psicossocial (CAPS) a solenidade contou com a presença do vice-prefeito Amilton Pacheco, que na ocasião representou o prefeito Felipe Augusto, de secretários, vereadores e da representante da Deputada Federal Mara Gabrili. Para o vice-prefeito Amilton Pacheco eventos como estes demonstram a preocupação da atual gestão em proporcionar a igualdade. "Nossa cidade está surpreendendo. Estamos a 11 meses trabalhando arduamente com políticas públicas de inclusão e para garantir os direitos de todos os cidadãos de São Sebastião. Saibam que temos muito mais projetos por vir", reforçou.

O destaque da noite ficou por conta da apresentação do coral de libras composto por alunos da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, e para os dançarinos do renomado grupo sebastianense Descendentes de Rua. Para encerrar a noite, o defensor público Eduardo Fontes fez uma palestra para falar um pouco sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Programação Completa

28/11- Local: Passeio Cachoeira Abras do Una – Sertão do Una

9h - Passeio e Piquinique - com pacientes do Centro de Reabilitação Costa Sul

29/11– Local: Teatro Municipal - I Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista de São Sebastião

16h - Abertura da Exposição de quadros - Artista Lala Martins (autista e cega)/ Artista Regina Molina Tavares (paciente do Centro de Reabilitação, apresenta Parkinson), Artista Marco Antônio Souza (Paciente do CAPS I – apresenta

esquizofrenia), Artista Arthur Busarello Matheus (Aluno autista do EAPE), Artistas da APAE, Artistas do CAPS

18h - Coquetel

18h30 - Palestra "O Olhar de um Adulto Asperger no atual Contexto de Inclusão" - Rodrigo Tramonte, autor do livro Humor Azul, cartunista, caricaturista, apresenta síndrome de Asperger

19h30 - Mesa Redonda "O Transtorno do Espectro Autista e suas Múltiplas Abordagens":

"Transtorno do Espectro Autista: Diagnóstico e Intervenção Comportamental" - Karina Carpi – Psicóloga, Especialista em Terapia Comportamental (USP), pertencente ao grupo Conduzir, foi terapeuta ABA do Behavior Analysis Hübner Center (Bahc), do CAIS USP.

"Metodologias de intervenção baseadas em evidências no Transtorno do Espectro Autista" – Dr. Djalma Francisco Freitas, Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pelo departamento de Psicologia Experimental da USP, membro do laboratório de interação verbal e construção do conhecimento da USP, atua no Centro Terapêutico Educacional Potencializar (CETEP).

"Desenvolvimento cognitivo e Desenvolvimento psicomotor subsidiando o atendimento à criança com Transtorno do Espectro Autista". Lilia Maise – Psicóloga, Especialista em Psicomotricidade e Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação-GAE-SP, Fundadora da instituição SINAPSE para crianças autistas, Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco, Itatiba-SP. Mediadora: Deyse Moreira Lima

30/11- Local: Passeio em Paraibuna - Hotel Fazenda Recanto dos Pássaros

9h – Pacientes Centro de Reabilitação da Topolândia

01/12 – Local: Praia Grande

9h - Passeio de Barco e Churrasco com os munícipes com deficiência

02/12 – Local: Instituto Gabriel Medina – Maresias

9h - Surf e Cinema - Projetos Vento Forte e Onda Azul

03/12 – Local: Tebar Praia Clube

9h - Vivência de Esporte Paralímpico

Local: Teatro Municipal de São Sebastião - Encerramento

19h30 - Apresentação Coral do CAPS I

20h - Cia Vidança, um dançarino que tem paralisia cerebral coreoatetoide



Últimas Notícias