André Santos/PMSS

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começa nesta segunda em São Sebastião


Postado em: 27/11/2017

A Prefeitura de São Sebastião promove, a partir de segunda-feira (27), a I Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que vai até o dia 3 de dezembro. A programação inclui palestras, vivências, passeios e exposições. Sob o tema "A Inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades" a programação é aberta ao público e irá movimentar a cidade de Costa Norte à Costa Sul.

A abertura oficial do evento acontece no Teatro Municipal, a partir das 18h30, e após a solenidade com as autoridades e a apresentação do grupo de dança "Descendentes de Rua" o defensor público Eduardo Fontes da Silva fará a palestra "Direitos das pessoas com Deficiência".

De acordo com a terapeuta ocupacional da Secretaria de Saúde, Juliana Coelho Araújo Carvalho, um dos pontos altos da programação será no dia 29, quando acontece o I Seminário sobre transtorno do espectro autista de São Sebastião com palestras e atividades a serem realizadas a partir das 16 horas no Teatro Municipal.

Todas as atividades são abertas à comunidade. "É sempre bom esclarecer sobre os direitos da pessoa com deficiência a toda a sociedade para que possamos promover a participação, inclusão para tirar estas pessoas da invisibilidade. Além disso, queremos aproveitar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 e dezembro, para dar um destaque maior a todos aqueles que ainda passam por preconceitos e exclusão", destacou Juliana.

Programação Completa:

27/11 – (Segunda-feira)

Local: Teatro Municipal de São Sebastião

18h Credenciamento e Coquetel

18h30 Abertura Solene - Hino Nacional – Coral de LIBRAS da EM Cynthia Cliquet

18h50 Vídeo Mara Gabrilli

19h Apresentação de dança "Descendentes de Rua"

19h30 Palestra "Direitos das Pessoas com Deficiência" – Defensor Público Dr. Eduardo Fontes da Silva

 

28/11 - (Terça-Feira)

9h Passeio e Piquinique - Cachoeira Barra do Una com pacientes do Centro de Reabilitação Costa Sul

 

29/11– (Quarta-feira)

Local: Teatro Municipal de São Sebastião

I Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista de São Sebastião

 

16h: Abertura da Exposição de quadros - Artista Lala Martins (autista e cega NATEA)/ Artista Regina Molina Tavares  (paciente do Centro de Reabilitação, apresenta Parkison), Artista Marco Antônio Souza (Paciente do CAPS I – apresenta esquizofrenia), Artista Arthur Busarello Matheus (Aluno autista do EAPE), participação alunos da APAE

18h: Credenciamento

18h30: Palestra "O Olhar de um Adulto Asperger no atual Contexto de Inclusão" - Rodrigo Tramonte, autor do livro Humor Azul, cartunista, caricaturista, apresenta síndrome de Asperger

19h30: Mesa Redonda "O Transtorno do Espectro Autista e suas Múltiplas Abordagens":

"Transtorno do Espectro Autista: Diagnóstico e Intervenção Comportamental"

Karina Carpi – Psicóloga, Especialista em Terapia Comportamental (USP), pertencente ao grupo Conduzir, foi terapeuta ABA do Behavior Analysis Hübner Center (Bahc), do CAIS USP.

"Metodologias de intervenção baseadas em evidências no Transtorno do Espectro Autista" – Dr. Djalma Francisco Freitas, Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pelo departamento de Psicologia Experimental da USP, membro do laboratório de interação verbal e construção do conhecimento da USP, atua no Centro Terapêutico Educacional Potencializar (CETEP).

"Desenvolvimento cognitivo e Desenvolvimento psicomotor subsidiando o atendimento à criança com Transtorno do Espectro Autista"

Lilia Maise – Psicóloga, Especialista em Psicomotricidade e Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação-GAE-SP, Fundadora da instituição SINAPSE para crianças autistas, Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco, Itatiba-SP.

Mediadora: Deyse Moreira Lima

 

30/11- (Quinta-feira)

Passeio Recanto dos Pássaros – Pacientes Centro de Reabilitação Topolândia

                         

01/12 – (Sexta-feira)

Local: Balneário dos Trabalhadores na Praia Grande

9h Passeio de Barco e Churrasco com os munícipes com deficiência

 

02/12 – (Sábado)

Local: Instituto Gabriel Medina – Maresias

9h Surf e Cinema - Projetos Vento Forte e Onda Azul

 

03/12 – (Domingo)

Local: Tebar Praia Clube

9h Vivência de Esporte Paralímpico

Local: Teatro Municipal de São Sebastião

20h Encerramento: grupo teatral inclusivo "Oficina dos Menestréis", Teatro Musical, existente há mais de 24 anos, com elenco formado por pessoas com deficiência, que incentiva a inclusão por meio da arte, sendo dirigido por Deto Montenegro, irmão do compositor Oswaldo Montenegro.

 

 



Últimas Notícias