Fotos: Celso Moraes/PMSS

Operação resgata baleia de 12 metros morta no Canal de São Sebastião



Postado em: 23/11/2017


A Defesa Civil de São Sebastião, em parceria com o Instituto Argonauta e a Defesa Civil de Ilhabela, realizou uma operação no final da tarde desta quarta-feira (22/11), para remover uma baleia da espécie de Bryde, de aproximadamente 12 metros de comprimento que estava morta e a deriva no canal entre as duas cidades.

De acordo com técnicos do Instituto Argonauta, um pescador de Ilhabela avistou o mamífero se aproximando pelo sul da ilha e fez a denúncia ao órgão. Imediatamente, equipes da Defesa Civil foram acionadas e mobilizaram uma embarcação para o resgate da carcaça do animal que iria possivelmente encalhar na faixa de areia, o que dificultaria a remoção posterior.

Durante três horas e com o apoio da Defesa Civil de Ilhabela, a Bryde foi rebocada até a Praia Grande, na região central de São Sebastião e amarrada a uma poita para que amanhã (23/11) fosse enterrada pela Municipalidade.

Devido às más condições climáticas, como chuva intensa no canal, ventos fortes e maré agitada, não foi possível o reboque para mar aberto. Foi levado em consideração também o estado de decomposição do animal, que em uma primeira avaliação dos biólogos aparentava estar morta há quatro ou cinco dias.

"Realizaremos ainda um estudo para avaliar a causa da morte e precisar a idade e o tamanho dela. O que podemos dizer neste primeiro contato é que se trata de uma baleia de idade juvenil, de 10 a 12 metros de comprimento e que provavelmente esteja morta há quatro ou cinco dias", afirmou o biólogo, Manuel Albaladejo.

O presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo, afirmou que “baleias à deriva podem ser um grande risco a navegação em especial para barcos que trafegam a noite. Desta forma, toda vez que ancoramos uma baleia numa costeira e avisamos a Marinha, além de uma correta destinação ao corpo do animal, podemos estar evitando acidentes no local”.

Durante o reboque do animal, o inchaço da carcaça foi se intensificando e por três vezes os cabos que a puxavam estouraram. "É um transporte delicado, teve que ser feito vagarosamente já que a maré estava forte e não podíamos permitir que ela fosse arrastada para a rota das balsas", explicou o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos.

A previsão é que nesta quinta-feira (23) ocorra a logística a logística para que a baleia seja enterrada, contudo, ainda sem horário definido para a operação. 



Últimas Notícias