Lucas Camargo/PMC

Feira de Empreendedorismo movimenta escolas do Jardim Califórnia e Rio do Ouro em Caraguá


Postado em: 12/11/2017

Alunos do 1º ao 5º ano da EMEF Bernardo Ferreira Louzada, no Rio do Ouro coordenados pela professora Luanda Roma de Britto, mostraram todo o aprendizado das aulas de Empreendedorismo em uma feira montada no pátio da unidade escolar, nesta sexta-feira (10). Na quinta (9), a feira foi realizada pelos estudantes da EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia.

Pais e familiares puderam comprar mudas variadas de ervas para tempero, brinquedos e enfeites com materiais recicláveis, aromatizantes e doces produzidos pelas crianças.

A artesã Renata Aparecida de Moraes, 32 anos, disse que as aulas de empreendedorismo despertaram na filha Tamires, 9 anos, aluna da unidade escolar do Rio do Ouro, a consciência ecológica e a importância da reciclagem. "Hoje ela separa o lixo em casa, vê o que pode ser reciclado, faz lembrancinhas para familiares e amigos", contou.

A dona de casa, Eliana Maria Oliveira Silva, 47 anos, foi prestigiar a filha Maria Clara, 10 anos, na unidade escolar do Jardim Califórnia. "Minha filha e mais duas colegas foram lá para casa aprender a fazer o brigadeiro e só supervisionei. Essa iniciativa da escola é ótima para que eles tenham uma visão empreendedora na vida", avaliou.

Este é o quinto ano que a estudante Jhennifer Rodrigues, 10 anos, participa das aulas de empreendedorismo.

"Aprendi muitas coisas, como lidar com o dinheiro, a melhor maneira de vender o que produzimos, pratos típicos de várias regiões do Brasil, sobre plantas e temperos, a reciclar materiais e transformá-los em brinquedo e objetos úteis. Quando a gente crescer, tudo que aprendemos vai ajudar nos estudos e no trabalho", disse.

 "Para mim foi gratificante desenvolver esse projeto durante o ano. Podemos ver a evolução das crianças com o estímulo à criatividade, trabalho em equipe, pesquisa e foco. Com certeza estamos despertando potenciais adormecidos e contribuindo para que, no futuro, elas tenham maior capacidade de resolver questões do dia-a-dia com uma postura empreendedora", afirmou Luanda Roma de Britto.

O programa do projeto Empreendedorismo na Escola é dividido da seguinte forma: 1º ano, "O mundo das Ervas Aromáticas"; 2º ano, "Temperos Naturais"; 3º ano, "Oficina de Brinquedos Ecológicos"; 4º ano, "Locadora de Produtos"; 5º ano, "Sabores e Cores". A atividade é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae de São José dos Campos.



Últimas Notícias