Luciano Vieira/PMSS

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente realizam visita técnica em embarcação encalhada no Montão de Trigo



Postado em: 09/11/2017


A prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), realizou nesta quarta-feira (08/11), visita técnica no local onde uma embarcação se acidentou, na ilha Montão de Trigo, na noite do último sábado (04),. Os moradores da ilha relataram vazamento de óleo, e as providências legais já estão sendo tomadas.

Segundo a bióloga da SEMAM, Katherine Amorim, no entremarés rochoso próximo ao local de encalhe do barco, não foi perceptível mortandade de fauna e que foi possível observar algas, cracas, gastrópodes, anêmonas e caranguejos habitando o local. A bióloga disse ainda que não foi identificado odor sob a comunidade ou substância viscosa impregnada nela. "Entretanto, é preciso estar atento, uma vez que pudemos observar algumas pequenas manchas de óleo nas proximidades da embarcação", afirmou.

De acordo com o diretor de Planejamento e Abastecimento da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), Leandro Saadi, foram feitas coletas de amostras de gastrópodes e cracas, no intuito de enviá-las para órgãos competentes que possam realizar análises toxicológicas.

Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente foram auxiliados por dois agentes da Defesa Civil de São Sebastião, que verificaram as condições da embarcação e da comunidade local. Caso houvesse necessidade, a Defesa Civil estava preparada para a colocação de "absorventes" na área próxima à embarcação para conter um eventual vazamento de óleo.

A Delegacia da Capitania dos Portos - Marinha do Brasil abrirá inquérito para apurar as causas do acidente com a lancha Ferretti. Representantes da Marinha, Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela proteção do Arquipélago de Alcatrazes, estiveram no local.



Últimas Notícias