André Santos/PMSS

Prefeitura de São Sebastião faz oficina empreendedora na Costa Sul com alunos de cursos náuticos



Postado em: 08/11/2017


A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), realizou na segunda-feira (06), por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), a 1ª Oficina Empreendedora na Costa Sul, na Marina Canoa, em Barra do Una.

Participaram do encontro alunos dos cursos náuticos de Auxiliar de Mecânico de Manutenção de Motor de Popa 2 e 4 tempos, Auxiliar de Mecânico de Manutenção de Motor Diesel Marinizado e Manutenção Preventiva Básica em Moto Aquática", ministrados pelo Senai de Santos na Marina Canoa.

Essa ação proporcionou aos alunos dos cursos de náutica um momento de ampliação do conhecimento sobre o setor naval, suas responsabilidades, possibilidades e oportunidades dentro do município. A oficina proporcionou uma troca de conhecimento e informações pertinentes ao mercado de trabalho.

No início dos trabalhos os alunos fizeram uma visita explicativa e educadora na Garagem Náutica da Marina Ondas do Una, dirigida pelo proprietário Fernando Castro e pelo professor Ricardo Vitório do Senai, que após a visita fez uma breve apresentação sobre "Mercado de Trabalho" (postos de trabalho, planejamento de mercado).

"Esses cursos atendem diretamente a mão de obra que precisamos. Esses alunos têm grandes chances de ser contratados, não só por marinas e garagens de barco, mas também por lojas de acessórios náuticos, por exemplo", comentou o proprietário da Key Marine, Flávio Pereira, presidente da Associação das Marinas do Litoral Norte. "Agradeço ao prefeito Felipe Augusto por dar início a essa formação profissional aqui. Sempre fomos nós mesmos que formamos os funcionários", completou.

Ainda dando continuidade à programação, Antônia Furhhausser, representando a Marina Canoa, falou sobre a oportunidade e benefícios que a capacitação proporciona, e agradeceu o belo trabalho desta gestão em levar para a Costa Sul, cursos de capacitação profissional.

O diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Anderson Mendes, e as agentes do SEBRAE, Rossinea Carvalho e Luciene Bonfim, também tiveram uma participação importante. O diretor do PAT na ocasião recebeu os currículos dos alunos e a agente Rossinea apresentou os benefícios de se tornar um Microempreendedor Individual - MEI e as facilidades para a abertura de uma empresa.

Qualificação

Segundo o diretor do CIP, Fábio Aranha, o maior objetivo é qualificar a mão de obra e diminuir o número de desempregados. "Desde o início do ano já qualificamos mais de 600 pessoas, e o curso náutico, inclusive, faz parte do Plano de Governo desta gestão. Em breve teremos novos cursos, como de laminação, elétrica de barcos e tapeçaria", disse Aranha, que aproveitou para convidar os alunos a participar de uma visita monitorada às embarcações do Boat Show, evento que acontece de 7 a 10 de dezembro na Praça de Eventos da cidade, quando estarão reunidas diversas empresas da área náutica nacional e internacional. "Teremos um estande para divulgar nossos cursos lá", avisou.

O diretor do Senai, Carlos Ortunho Serra, agradeceu o prefeito por acreditar no órgão. "De todos os municípios do litoral, este é o que mais busca a gente. Vocês têm vocação para a Educação e é lá que começa tudo".

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Célia Silveira, contou que para definir os cursos a serem oferecidos foram realizadas reuniões com empresários locais para saber qual era a demanda. "Estamos trabalhando bastante no planejamento dos cursos e capacitações para a população. Iremos continuar desenvolvendo ações que irão encontro das necessidades dos sebastianenses", completou.



Últimas Notícias