Fotos: Celso Moraes/PMSS

Técnicos da Prefeitura constatam que manchas escuras no mar da Costa Sul são "Maré Vermelha"



Postado em: 07/11/2017


Equipes da Coordenadora da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Porto estiveram, na tarde desta terça-feira (07), nas praias de Santiago e Toque-Toque Pequeno, Costa Sul de São Sebastião, para averiguarem um suposto vazamento de óleo no mar denunciado pelos pescadores locais. Na oportunidade, constataram que ocorreu o surgimento de uma "Maré Vermelha". 

Segundo apontamento de técnicos da Semam, trata-se do fenômeno natural chamado Maré Vermelha, que consiste no acúmulo de algas microscópicas na água, ocasionando a mudança de cor da maré, podendo ser de vários tons, como marrom, alaranjada e vermelha, o que causou a confusão nos pescadores.

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente desmentiram informações de que as manchas escuras no mar poderiam ser o óleo de uma embarcação que se acidentou nas promixidades da Ilha Montão de Trigo no último sábado (4). 

De acordo com o diretor de planejamento e abastecimento da Secretaria, Leandro Saadi, a Maré Vermelha trata-se de um desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação de certas algas tóxicas que emergem a superfície e sem qualquer relação com o acidente em Montão do Trigo.

"É um fenômeno natural que ocorre por diversos fatores, como as mudanças de temperatura nas águas dos mares, a alteração dos níveis de salinidade, e também por meio do despejo de esgoto e outros materiais nas águas do mar. A lancha que colidiu na Ilha no último domingo não teve o motor afetado, portanto, não teve vazamento de óleo diesel no mar", explicou Saadi.

De acordo com o coordenador da coordenadoria da Defesa Civil, Ricardo dos Santos, um plano de contingência já havia sido preparado pelo município, com embarcações, bombas de sucção e lonas de contenção para evitar o alastramento do óleo, caso fosse esse mesmo o caso.

"Enquanto as equipes de mar faziam todo o preparativo para a contenção e remoção do óleo, outra por terra veio verificar no local do que realmente se tratava. A denúncia que recebemos é que haveria um vazamento de óleo, porém, esta constatado ser o fenômeno Maré Vermelha", afirmou Santos.

 



Últimas Notícias