Hospital implanta sinalização de solo colorida para facilitar circulação de pacientes



Postado em: 13/02/2014


 

Foto: Luciano Vieira/PMSS

São Sebastião-13/02/2014 - O paciente ou acompanhante que for até o Hospital de Clínicas de São Sebastião nos próximos dias poderá notar a diferença na identificação visual de alas e principalmente a instalação de faixas coloridas no chão de praticamente todo o hospital. A ação faz parte do projeto de Padronização da Sinalização Hospitalar e tem o objetivo de facilitar e melhorar o atendimento à população.

Com a instalação destas faixas as principais alas do hospital foram identificadas em seis cores diferentes e a partir da recepção as faixas coloridas seguem pelos corredores e levam a pessoa até o ponto indicado.

De acordo com o interventor do hospital Cláudio Delgado, o projeto de sinalização de solo é um sonho antigo da direção bem como dos integrantes da Comissão de Padronização de Equipamentos.

Segundo ele, o paciente que precisar ir até a clínica médica, por exemplo, deverá seguir a faixa azul instalada no chão, assim como a pessoa que precisar chegar até a pediatria deverá seguir a faixa amarela (confira a relação de cores).

Delgado destaca que,  este tipo de identificação é utilizado em grandes hospitais e é um pedido antigo da comissão de padronização. “Agora conseguimos tirar a ideia do papel e colocá-la em prática”, explica o interventor enfatizando que o objetivo é facilitar o trânsito de pacientes dentro da unidade hospitalar.

 Ainda de acordo com o interventor em uma segunda etapa a intenção é fazer com que o paciente ou o seu acompanhante já receba na recepção um crachá com a identificação da ala e sua respectiva cor. “A intenção é evitar que pacientes transitem em setores que não estão autorizados e com os crachás será mais fácil ter o controle do acesso”, destaca.

Recentemente foram feitas obras na cozinha e recepção do pronto socorro com um investimento de cerca de R$ 20 mil. Na cozinha do hospital, de onde saem em media 350 refeições por dia, foram instalados novos exaustores e dentro de alguns dias coifas serão colocadas em cima dos fogões industriais. Esta medida deverá minimizar o calor no local.  O estoque de alimentos na cozinha do hospital também conta com novos equipamentos como os chamados paletes plásticos que evitam com que os alimentos tenham contato com o chão.

A recepção do Pronto Socorro também deverá receber dentro de mais alguns dias um novo sistema de ar condicionado com capacidade para 60 mil BTus. 

No ano passado outras ações importantes foram executadas pela direção do hospital entre elas as bandejas térmicas para auxiliar no transporte de alimentação de seus internos, doação de livros para a brinquedoteca da ala infantil.


Cor                                  Setor
AMARELO                     PEDIATRIA
 

VERDE                        APARTAMENTOS

VERMELHO                 UTI/SEMI-INTENSIVA
 

AZUL                         CLÍNICA MÉDICA
 

PRETO                      ALA CIRURGICA
 

VERDE E BRANCO       MATERNIDADE
 

BRANCO                    CENTRO CIRURGICO
 

Fonte: HCSS
 



Últimas Notícias