Radar Litoral

Polícia Militar conta com serviço de mediação de conflitos em São Sebastião



Postado em: 31/10/2017


A Polícia Militar conta, há cerca de dois meses, com o Numec (Núcleo de Mediação Comunitária), que visa auxiliar a comunidade na resolução de conflitos. No âmbito da 1ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar, o serviço está disponível em sua sede, no centro de São Sebastião, na base de Boiçucanga e no pelotão de Ilhabela.

No atendimento da ocorrência, os policiais militares fazem a triagem e, eventualmente, encaminham para o Numec, onde as partes são auxiliadas para a resolução dos conflitos.

De acordo com a cabo PM Célia Amaral, responsável pelo serviço na sede da 1ª Cia, os conflitos normalmente são de desinteligência e briga de vizinhos. “São conflitos sociais e perturbações do sossego, que ocorrem normalmente por falta de diálogo. É isso que procuramos estimular e buscar o entendimento”.

A policial militar fez o curso de mediação no CNJ (Conselho Nacional de Justiça), com uma semana de qualificação e mais 60 horas de estágio.

O comandante da 1ª Cia da PM, capitão Eduardo Gonsales, disse que o objetivo é usar essa ferramenta para resolver conflitos, muitas vezes pequenos entre vizinhos, como a localização de uma lixeira. Essa atividade evita que estas questões possam gerar Boletim de Ocorrência ou mesmo na Justiça.

Quando há a mediação, é lavrado um acordo, que é assinado pelas duas partes.

Independente do registro da ocorrência, os interessados em buscar o serviço do Numec podem ligar para o 3892-1577 ou 190 ou comparecer à sede da Companhia, na Praça Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, no centro histórico.



Últimas Notícias